Venâncio Aires intensifica ações contra o mosquito da dengue

Produto biológico será aplicado gratuitamente pelas equipes da Vigilância Sanitária.


0
Foto: Vanessa Behling/ AIPMVA

Por conta do aumento do número de casos confirmados de Dengue em Venâncio Aires, a prefeitura têm realizado ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, assim como, a Zika e a Chikungunya. Através de mapeamentos realizados desde a semana passada um dos locais de maior proliferação do vetor no perímetro urbano são as piscinas. Desta forma, uma nova ação para combater os focos do inseto iniciou nesta quinta-feira (30).

Trata-se da aplicação gratuita de um produto biológico pelas equipes de endemias da Prefeitura diretamente nas piscinas residenciais em desuso no momento ou que, por ventura, não estejam recebendo a aplicação básica de cloro e a circulação de água contida no local com a ativação do motor.

O processo pode ser executado com a água que estiver dentro da piscina, sem necessidade de trocar á água, seguindo o que rege o Art. 1º, inciso III do Decreto nº 6.952 de 17 de março de 2020, vigente no Município. De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Éverton Notti, o processo é simples e eficaz, totalmente gratuito e permanece ativo por 30 dias, não é venenoso, mas é necessário que não haja o contato humano neste período.

“Como nós tivemos uma estiagem muito grande não podemos vincular muito a proliferação de mosquitos à precipitação de chuva que tínhamos na época. Então entendemos que um dos grandes problemas da existência do Aedes aegypti em Venâncio Aires está associado à intervenção humana. Cisternas, piscinas, esses tipos de local de depósito, onde o ser humano está fazendo intervenção e mantendo água parada são propícios para o vetor se proliferar”.

Desta forma, quem tem uma piscina ou um vizinho que possui uma piscina com algum tipo de problema, contate os canais da Prefeitura que a equipe irá nessa residência. Notti, ressalta que “ao agendar a visita da equipe para a aplicação do produto, que seja em um dia e horário onde os moradores da residência estejam no local. A maior dificuldade no momento é encontrar os proprietários em casa. Por isso, ao fazer o contato passe um horário em que possam receber esta equipe”.

Para solicitar a aplicação é simples. Acesse o Fiscale e registre um pedido de aplicação do produto ou ligue para os telefones (51) 3983-1000 ou 3983-1033. O momento não é de responsabilizações, penalizações ou multas. A Prefeitura e a Vigilância Sanitária deseja com essa ação, reduzir a infestação e a proliferação do mosquito da dengue na Capital Nacional do Chimarrão.

Nos últimos dias a prefeitura, em parceria com as empresas Alvo, Biosystem e W&F, têm realizado a dedetização, com uso de larvicidas, para combater os focos em bairros e ruas com locais suspeitos e confirmados da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já são mais de 1,3 mil casos confirmados no Estado. Este é o ano com maior número de casos de Dengue no RS. Em Venâncio, são 37 confirmados e outros 20 aguardam resultado de exames que foram enviados para análise no Laboratório Central do Estado. No total, 73 pessoas já foram testadas. Destas, 16 negativaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui