Verão começa nesta segunda-feira com previsão de calor intenso e chuvas irregulares

Semana do Natal será de tempo seco e aumento gradual da temperatura.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Para a semana que começa a previsão para o Vale do Taquari é de tempo firme e o sol. As temperaturas ficam amenas ao amanhecer e ao anoitecer. Mas, com o tempo aberto, as temperaturas se elevam nas tardes. O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates alerta para os altos índices de radiação solar e baixa umidade do ar.

O verão começa nesta segunda-feira (21), com risco de uma nova estiagem no Rio Grande do Sul. A estação teve início às 7h02min, no Hemisfério Sul, e, segundo a MetSul Meteorologia, chega sob a influência do fenômeno La Niña que, historicamente, tende a agravar o risco da seca no interior gaúcho.

O Rio Grande do Sul pode voltar a enfrentar problemas de falta de chuva mais volumosa com perda de produtividade nas safras de verão, diminuição dos níveis dos rios, risco de escassez de água para consumo, além de risco de incêndios em vegetação e decretos de emergências por seca, apontou a MetSul.

O calor se fará presente com temperaturas acima da média na maioria das cidades gaúchas, as máximas estarão próximas ou até superando os 40ºC. A estação mais quente do ano segue até dia 20 de março de 2021.

Fonte: MetSul/NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui