Verão teve queda de 1 milhão de raios no RS; média é de 3,61 descargas por km², diz Inpe

Na segunda-feira (25), um soldado do Exército morreu após ser atingido por uma descarga elétrica em Quaraí, na Fronteira Oeste do estado


0
Foto: Pexels / Ilustrativa

Uma pesquisa inédita do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mediu a incidência da queda de raios no Brasil durante o verão de 2022. O Rio Grande do Sul registrou 1,02 milhão de ocorrências. Considerando a extensão territorial do estado, foram 3,61 raios a cada km². Na segunda-feira (25), um soldado do Exército morreu após ser atingido por uma descarga elétrica em Quaraí, na Fronteira Oeste do estado.

A metade oeste, por sinal, é a região do estado com maior incidência em comparação com a faixa leste, onde fica Porto Alegre. A média nacional é de 2,5 raios por km². A relação entre o número de raios e a área de cada estado coloca SC na liderança do ranking nacional, com pouco mais de cinco raios por km². Sergipe e Alagoas, dois dos menores estados do país em território, têm as menores incidências de raios por km² (0,24 e 0,40, respectivamente).

Em todo o Brasil, foram 21,4 milhões de raios no verão: 8,8 milhões em janeiro, 8,2 milhões em fevereiro e 4,4 milhões em março. O número é 11% menor ao observado em 2021. No Rio Grande do Sul, as estações com maior incidência de raios são primavera e verão. O especialista ainda calcula um aumento de 20% a 30% nas ocorrências de raios no estado até o fim do século 21.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui