Quatro projetos e uma emenda foram aprovados pelos vereadores de Estrela na primeira sessão descentralizada de 2017. Nesta segunda-feira (19), a estrutura da Câmara de Vereadores foi deslocada para o salão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Beija Flor, no Distrito de Costão. Mais três encontros semelhantes devem ocorrer esse ano, sendo mais um na zona rural e os demais na região central do município.

O presidente da comunidade, Jorge Paulo Mohn, usou a tribuna para apresentar as principais demandas da localidade. Os moradores pedem a instalação de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e a recuperação das estradas. Conforme o presidente do Legislativo, Ernani de Castro (PMDB), as indicações serão encaminhadas à administração municipal. O vereador Gilberto Fensterseifer (PTB), que reside na comunidade, anunciou que uma caixa para sugestões e reclamações estará à disposição no comércio de Costão.

Corais misto e masculino, de Costão, fizeram apresentação durante o encontro. Fotos: Natalia Ribeiro

Durante a sessão, foi lembrado o trabalho dos agricultores e sua importância para o desenvolvimento de Estrela. Darlã Bellini (PSB) apresentou dados relativos à produção rural no município. “Em 2016, a atividade agrícola ultrapassou R$ 220 milhões. O índice vem crescendo de forma satisfatória, porque há muitos anos se sobrepõe à inflação”, sustenta. A agricultura representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) de Estrela.

Aprovações

Três matérias do Poder Executivo foram aprovadas por unanimidade, além de uma emenda da Câmara. A doação de imóvel à empresa Renovale Indústria e Comércio de Veículos Ltda voltou à pauta, recebendo parecer favorável. Na semana passada, Norberto Fell (PPS) pediu vista ao texto, sob a alegação de deficiências na redação. Uma emenda da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento garantiu a aprovação. “Veio em boa hora, pois retificou os artigos segundo e terceiro”, relata Fell. Líder de governo na Casa, Marco Wermann (PV) afirmou que a prática não era recente. “Acabamos constatando um erro que era cometido há, pelo menos, 10 anos”.

Ainda do Executivo, aprovada abertura de crédito, no valor de R$ 1,6 mil, para a compra de impressora a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. A contratação de 10 servidores temporários para atuação na Secretaria Municipal de Educação também foi autorizada pela Casa. São professores para a Educação Infantil e Monitores, em substituição a profissionais em licença. O contrato é de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

De autoria da vereadora Débora Martins (PMDB), aprovada flexibilização na realização do projeto Vereador Mirim. A Lei, de 2016, previa que ocorresse no mês de maio, em virtude do aniversário do município. “A ideia é que possa ocorrer ainda nesse ano a sessão com os vereadores mirins. Não haverá data fixa para a aplicação do projeto”, comenta a autora.

A Câmara de Estrela volta a se reunir na próxima segunda-feira (26), a partir das 18h30, no Plenário Bento Rodrigues da Rosa, Centro. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui