Vereadores do PSDB propõem alteração no horário das sessões da Câmara de Lajeado

Mariela Portz e Ildo Salvi sugerem que encontros comecem às 18h30 de terças-feiras para que mais pessoas possam acompanhar.


0
Foto: Arquivo/Divulgação

A bancada do PSDB da Câmara de Vereadores de Lajeado, protocolou de forma online, um requerimento, na tarde desta quinta-feira (13), que sugere a alteração do horário das sessões ordinárias da casa legislativa lajeadense. A proposta dos vereadores Ildo Salvi e Mariela Portz visa retardar em uma hora e meia o início dos encontros semanais para que mais pessoas possam acompanhar. Atualmente, as sessões começam às 17h de terças-feiras e, com a mudança, passariam para as 18h30, ou posterior a este horário.

Os vereadores solicitam também que o horário das reuniões de comissões seja alterado para não antes das 18h30 dos seus dias de acontecimentos. No requerimento os edis justificam a solicitação pelo fato de que a maioria das pessoas trabalham às 17h e não têm condições de acompanhar as sessões e restringe a comunidade em geral de acompanhar as discussões tanto presencialmente como virtualmente. “Muitas pessoas gostariam de acompanhar os debates e projetos ao vivo na sede da Câmara de Vereadores, muitas se interessam pela política, tem curiosidade pelos assuntos da cidade e até intenções de participar dos pleitos democráticos que acontecem de 4 em 4 anos a nível municipal e estadual (intercalados), mas em função dos seus horários de trabalho são impossibilitadas de acompanhar as discussões ao vivo”, diz o texto.

Ressaltam que a decisão foi tomada neste momento por conta da decisão do presidente desta casa, Lorival Silveira, com base na lei eleitoral, de cancelar as transmissões das sessões em redes sociais ou ao vivo, a partir da próxima terça-feira (18). Com isso, segundo eles, “se faz necessário alterar definitivamente o horário das mesmas”.

Salvi e Mariela ainda listam horários de sessões de outras câmaras da região que “dão exemplo positivo a adaptação de seus horários com os da população”: Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, às 18h30 e Venâncio Aires, as 19h.

Os vereadores do PSDB também pedem alteração do horário das reuniões de comissões, que habitualmente acontecem nas terças-feiras e, ou, quintas-feiras as 8h30. “Fora a dificuldade da população de acompanhá-las, pois não existe transmissão em redes sociais ou canal de TV ao vivo nem gravada, tem como agravante as declarações de que alguns dos seus membros, ou postulantes a membros, se dizem impossibilitados de participar devido às suas atividades profissionais extra legislativas”, citam.

Salvi e Mariela levarão o projeto de resolução na sessão da próxima terça-feira, dia 18, para conversar com os colegas e colher assinaturas daqueles que quiserem ser autores da proposta. Caberá a todos os 15 vereadores analisarem o requerimento e decidirem se irão alterar o regimento interno da Câmara de Vereadores de Lajeado. Para aprovação é necessária a maioria simples de votos, ou seja, oito.

Em abril, Salvi e Mariela protocolaram um projeto que visava diminuir em 18 o número de CCs na Câmara. A matéria foi debatida na casa mas, até o momento, não chegou a virar projeto de lei e entrar em votação.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui