Veterinários voluntários de São Paulo iniciam castrações gratuitas de animais no Vale do Taquari

Anestesistas, estudantes e colaboradores pretendem realizar mil procedimentos até sexta-feira (12) em Arroio do Meio


1
Profissionais realizam a cirurgia e todos os cuidados necessários com os pets (Foto: Gabriela Hautrive)

Um grupo de 55 veterinários voluntários, além de anestesistas, estudantes e colaboradores, chegou em Arroio do Meio neste domingo (7) e iniciou nesta segunda-feira (8) as castrações de cães e gatos de forma gratuita.

O objetivo é fazer em torno de mil castrações para animais de todo o Vale do Taquari, em Arroio do Meio. A coordenação da ação é do professor de medicina veterinária Gabriel Bottini. As atividades vão até sexta-feira, dia 12 de julho, em pavilhões cedidos pela Prefeitura de Arroio do Meio no km 79, às margens da ERS-130, no Bairro Dom Pedro II.

Conforme Bottini, o grupo foi movido pela situação vivenciada na região após as enchentes do início de maio. “Na época dos resgates nas águas, vimos a necessidade de fazer algo mais para ajudar na nossa área, que é medicina veterinária, a castração, que é o evento que a gente está fazendo aqui. A castração ajuda tanto no controle de doenças, ajuda a diminuir os acidentes e também colabora com a saúde dos seres humanos, porque com o aumento dos animais nas ruas, aumenta a transmissão de zoonoses”, relata.

Para bater a meta de mil castrações, a equipe pretende fazer cerca de 150 procedimentos por dia. “A gente vai trabalhar das 8h às 18h, fazendo vários animais por dia. E a gente tá bem alojado, tá bem confortável. Fomos muito bem recebidos desde sempre aqui na cidade, pelas pessoas daqui”, destaca.

No espaço foi montada uma clínica veterinária (Foto: Gabriela Hautrive)

Ação financiada com doações

Toda a ação dos voluntários é financiada por doações. Eles saíram de São Paulo com um ônibus cheio de materiais para realização das castrações. Quem quiser contribuir, pode fazer doações em dinheiro pela chave Pix: [email protected]. Mais informações também estão disponíveis no perfil do Instagram @acaovetrs.

“A gente ainda precisa de alguns valores, então vamos continuar a campanha de arrecadação de valores para pagar algumas contas extras que apareceram no meio do caminho. Se vocês acompanharam nossas redes sociais, vocês vão ver que o tanto de doação e de material que a gente trouxe não coube no ônibus, no bagageiro do ônibus. A gente precisou contratar um caminhão só para trazer todo o equipamento da parte de cirurgia, os materiais que vão ser usados nessa cirurgia e o restante dos outros equipamentos que a gente precisa para viabilizar tudo isso e arcar com esse custo a mais”, explica.

“Achei super importante”

Janaína Giovanella, tutora da Atena, de 3 meses, achou importante a ação dos voluntários.

“A gente se preocupa tanto em ver tantos animais abandonados, os abrigos lotados. É difícil as pessoas fazerem a adoção. Então, eu acho importante fazer esse controle. Por isso que eu trouxe ela, já que eu já tenho dois machinhos. Eu trouxe ela pra castrar com esse objetivo”, explica a tutora que adotou Atena da rua.

Janaína Giovanella, tutora da Atena, de 3 meses (Foto: Gabriela Hautrive)

Agendamento prévio

A castração somente será feita mediante agendamento prévio, que deve ser feito no Cras de Arroio do Meio. Para quem é de fora do município, o contato é o (51) 9 8173-1789. O grupo tem um perfil no Instagram, onde também compartilham informações sobre a ação: @acaovetrs. “Isso é muito importante, os animais precisam passar por uma consulta prévia, mas antes disso a recepção, a castração, ela só é realizada mediante agendamento”, reforça o veterinário.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

1 comentário

  1. Seria ótimo uma ação dessa no Brasil todo… Espero que vejam a situação dos animais de rua, pois, estes são os mais afetados em sofrimento, abandono e riscos de procriar.Deus abençoe vocês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui