‘Via de mão dupla’: saiba detalhes de uma decisão judicial envolvendo Marcelo Caumo e Márcia Scherer

Confira os bastidores da política e as notícias 'quentes' da região na coluna do Fabiano Conte.


1
Foto: Divulgação / Montagem GI

Via de mão dupla

“…dentro da dinâmica dos embates eleitorais, entendo que a questão deva ser solvida no campo da campanha, ou seja, entendendo o(a) candidato(a) como alterados os dados, buscar ‘desdizer o dito’ nos meios de campanha que lhe estão ao alcance. Digo mais, a campanha é via de mão dupla, pode ou não ajudar aquele que lança uso de informações e dados em relação ao outro, na medida em que os eleitores estão muito atentos para filtrar o que é verdadeiro do falso, alterado, etc…” O texto foi extraído da decisão assinada pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral com sede em Lajeado, Marcelo da Silva Carvalho, após pedido de retirada de material da página de Facebook da candidata Márcia Scherer (MDB), por parte da campanha de Marcelo Caumo (PP), alegando que o mesmo era “notícia sabidamente falsa”. O juiz julgou o pedido improcedente. A decisão do magistrado nos faz refletir e serve de alerta para candidatos e assessores ou empresas de marketing. O embate faz parte de uma campanha eleitoral. E a informação, se verdadeira, pode até parecer ofensiva e não agradar, mas faz parte do jogo político. Caberá ao eleitor a análise para que lado penderá.

Pode assumir

Ainda na esfera judicial, a Coligação Juntos Para Seguir Em Frente, do prefeito Marcelo Caumo, valeu-se de “análise jurídica prévia, embasada na legislação vigente, na jurisprudência e em exemplos práticos do passado” para justificar de que não há impedimento para que a vice-prefeita Gláucia Schumacher assumisse o comando do município durante as férias do prefeito Marcelo Caumo. Em nota divulgada, o presidente do Progressistas e advogado Natanael dos Santos, apresentou situações semelhantes ocorridas na esfera estadual e federal.

Curtas

** O Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado (Feesla) realiza amanhã, dia 22. uma sabatina com os candidatos à prefeitura de Lajeado. Haverá transmissão pelas plataformas da TV Univates. Começa às 19h.

** Na Rádio Independente, domingo, às 9h, acontecerá o debate com os candidatos a prefeito de Estrela. Serão duas horas e meia de programa envolvendo os sete candidatos na eleição deste ano.

** Dos 38 municípios do Vale do Taquari, 25 deles são associados da Associação de Turismo da região, a Amturvales. Será que os 13 restantes não tratam este assunto com a seriedade que merece ou pensam que podem fazer turismo sozinhos? Uma boa pauta para a eleição.

** Paulinho Finck, candidato a vice-prefeito em Estrela, saiu do hospital após mais de 10 dias internado com Covid, precisando inclusive de UTI.

** Robertinho do Cauã, candidato a prefeito pelo PP em Bom Retiro do Sul, passou por um procedimento de retirada de cálculo renal. Em breve retornará para a campanha pois já se recupera em casa.

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui