Viaduto da ponte seca, em Lajeado, recebe intervenção artística

Irmãos Samuel e Rafael Hergesell, de Arroio do Meio, dão nova vida ao local.


0
Irmãos trabalham juntos na intervenção artística (Foto: Natalia Ribeiro)

Diversidade de pensamentos, tons de pele e gêneros. Quem passar pelo viaduto da ponte seca, em Lajeado, onde a BR-386 encontra a Rua Bento Rosa, vai perceber traços diferentes de arte a contar desta segunda-feira (24). As cores dos irmãos Samuel e Rafael Hergesell, de Arroio do Meio, dão nova vida ao local, que tem a passagem de milhares de veículos todos os dias.

A dupla fará intervenções artísticas nos nove pilares e nas duas cabeceiras da ponte. O projeto foi selecionado no 1ª Arte na Cidade, que tem realização da Prefeitura de Lajeado e apoio da Univates e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Para o artista Samuel Hergesell, da Graffo Arte, é uma forma de fazer a cidade brilhar.

“Que o cinza da cidade não prevaleça. Que tenha mais cores. Dentro do tema Humanizando a Cidade a gente gostaria de retratar um pouco da diversidade cultural e de gênero através da arte”. Eles devem seguir atuando no trecho até a próxima quarta-feira (26). Depois, farão uma pausa e retornarão para retoques na semana seguinte. A previsão de encerramento é 3 de setembro.

Samuel Hergesell, que há 15 anos atua no setor das artes, quer que as pessoas acompanhem a evolução da obra. “Não vou dar muitos detalhes. Eu gostaria que a comunidade pudesse acompanhar, passar por aqui, deixar a sua buzinada e curtir o espaço”. A finalização será feita com grafite, técnica que ele domina.

Este é o segundo ponto de Lajeado a receber as obras de arte e o colorido pelas mãos dos artistas locais. A primeira obra, pintada entre 3 e 6 de agosto, fica na mureta da Avenida Alberto Pasqualini, no sentido São Cristóvão/Centro. Se trata da “Arte para LibertAr-te”, de Flávia Pozzobon. Na mureta da frente, na mesma semana, foi realizada a pintura do artista Lucas Cristiano Baldissera, que propôs uma arte com cores vibrantes para embelezar as muretas do viaduto.

Para o secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, o Arte na Cidade atingiu os seus propósitos. “Estamos muito felizes porque com o Arte na Cidade conseguimos atingir o objetivo de ter esse envolvimento com os artistas, com os atores que promovem essa cultura, neste caso Univates e Sesc, que são nossos parceiros na realização”. Um novo edital pode ser lançado, segundo ele.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui