Vídeo em alusão ao Dia da Consciência Negra retrata cotidiano de comunidade quilombola de Lajeado

As imagens retratam o cotidiano das mais de 20 famílias que vivem no local, seus costumes, brincadeiras e desafios em tempos de pandemia de Covid-19.


0

Como forma de celebrar e refletir sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Espaço da Cidadania e a Comunidade Quilombola – Loteamento 17 produziram um vídeo que retrata o cotidiano das famílias que vivem na comunidade. Conforme a assistente social do Cras Eliana Becker, a ideia de produzir o vídeo surgiu com o objetivo de mostrar o potencial da convivência em comunidade, além de retomar com os encontros presenciais.

As imagens, produzidas e captadas pelo orientador social do Cras, Ismael Salvatori, retratam o cotidiano das mais de 20 famílias que vivem no local, seus costumes, brincadeiras e desafios em tempos de pandemia de Covid-19. Além disso, mostra o trabalho desenvolvido pelo Cras que, desde 2018, realiza oficinas, como, por exemplo, de tranças e artesanato, que visam o resgate e valorização da cultura afro-brasileira.

“O vídeo busca proporcionar uma reflexão nos espectadores de quanto a sociedade ainda é preconceituosa, do potencial da cultura afro-brasileira e da convivência em comunidade quilombola. Ações como essa, na qual eles protagonizaram e fizeram parte da construção do roteiro, oportunizam uma mudança de paradigma sobre os próprios valores e a mudança, assim como o reconhecimento do potencial e orgulho da própria história”, contou Eliana. AI/RC


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui