Vigilância Epidemiológica de Lajeado pede que munícipes atrasados se vacinem com a segunda dose

A coordenadora do setor afirma que em outras campanhas de vacinação, quando exigida a segunda dose, a falta de procura também acontecia 


1
Foto: Gabriela Hautrive / Arquivo

Sem doses para realizar a primeira vacina contra a Covid-19 nos grupos prioritários, a atenção da Secretaria Municipal da Saúde de Lajeado está voltada à aplicação da dose de reforço. Entretanto, a aplicação da segunda imunização está sendo prejudicada por uma questão: a falta de procura pela segunda dose por parte da população. Pela contabilização da Vigilância Epidemiológica, 1.124 pessoas já deveriam ter feito a segunda dose da vacina e ainda não procuraram os pontos de vacinação.


ouça a reportagem

 


O número foi calculado com base em quem fez a segunda dose até a última sexta-feira (9). “É algo que ocorre em todo o país, mas não se sabe ao certo o porquê o fenômeno acontece, mas em outras campanhas de vacinação em que são exigidas doses de reforço, há falta de procura de parte da população”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.

Ela ainda apela aos lajeadenses para a gravidade da falta de procura. “É algo muito sério pois não envolve só o fato da pessoa está desprotegida, e não completamente imunizada. Também faz com que possa atingir outras pessoas e o contágio aumentar novamente”, alerta. Até segunda-feira (12), o município de Lajeado contabilizava 13.317 pessoas vacinadas com a primeira dose, das quais 3.106 já haviam recebido também a segunda dose.

Juliana ainda alerta sobre a possibilidade de fazer a vacina contra Covid-19 no mesmo dia da vacina contra a Influenza. “Quem faz a vacina contra Covid-19 precisa ter uma distância de pelo menos 14 dias em relação a qualquer outro tipo de vacina. Portanto, não é uma opção esperar o dia da vacina contra Influenza para fazer a segunda dose da Covid-19”, explica a coordenadora, que ainda salienta que mesmo com atraso é possível todos realizarem a vacinação da segunda dose contra Covid-19, embora a garantia de imunização seja um pouco menor com o atraso. Ela ainda afirma que estão garantidas doses suficientes para todos os atrasados em relação à segunda dose da vacina contra Covid-19 em Lajeado.

Texto: Júlio César Lenhard

1 comentário

  1. Deveriam divulgar mais informações sobre quem pode fazer a segunda dose para que familiares ajudem e lembrem os idosos.
    Exemplo: podem aplicar a segunda dose quem se vacinou com a Coronavac até o dia xx/03 que na época tinham acima de xx anos.
    Como foi escalonado por idade a secretaria tem esses dados. A clareza no chamado faria com que mais pessoas fossem procurar.
    Sugiro buscar essas informações e publicar também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui