Visando facilitar o desenvolvimento de projetos regionais, agência de inovação tem contrato assinado em Lajeado

Cerimônia para efetivar a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) foi realizada na manhã desta segunda-feira (17) no Tecnovates


0
Professor e presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), Ney José Lazzari,(Foto: Gabriela Hautrive)
Diretor executivo da agência, Cristiano Zanin, falou sobre os novos desafios a partir de agora (Foto: Gabriela Hautrive)

Responsável por acompanhar e controlar o desenvolvimento das ações, realizar agendas e implantar atividades operacionais, além de buscar recursos que viabilizem as melhorias na cidade, a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), teve seu contrato assinado na manhã desta segunda-feira (17), na sede do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), localizado no prédio 20 da Univates, em Lajeado.

 


OUÇA A REPORTAGEM 


Conforme o diretor executivo da agência, Cristiano Zanin, trata-se de um ato simbólico de muita representatividade para o andamento dos projetos que serão desenvolvidos pela Agil. “A nucleação dela toma um passo à frente no sentido de acontecer e ajudar na organização da articulação entre a quádrupla hélice: governo, academia, empresas privadas e a sociedade, facilitando desta forma os projetos para o desenvolvimento regional”, relata.

Vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, assinou o termo em nome do poder executivo (Foto: Gabriela Hautrive)

Não há nenhum trabalho elencado como prioridade neste momento, segundo Zanin, porém, o fato de assinar o contrato, faz com que a agência possa dar andamento no seu planejamento de inovação de desenvolvimento. “Saindo do papel ela passa a ser uma organização social e poderá não somente auxiliar projetos, mas também captar recursos para a organização”, explica o diretor executivo.

Segundo o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), professor Ney José Lazzari, a assinatura do contrato é mais uma etapa dentro de um processo de construção de um ambiente de desenvolvimento que já acontece há cerca de três a quatro anos. “Tivemos diversas reuniões com lideranças da cidade, empresariais, profissionais liberais e da sociedade civil, e uma das ideias que surgiu forte nesses encontros foi a criação de uma agência de desenvolvimento”, relata.

O grande papel da agência, conforme Lazzari, é tornar realidade projetos de longo prazo que por muitas vezes não conseguem ser executados. “Tirar eles de dentro das estruturas formais, como a prefeitura, e colocar dentro de uma agência de desenvolvimento, que tenha perenidade no tempo, que tenha preocupações com questões de longo prazo e que ajude a construir efetivamente para o desenvolvimento da cidade e da região”, pondera. Inicialmente dentro do Tecnovates, a Agil terá um escritório no espaço do 1º Laboratório de Inovação Governamental Social do Estado, o Labilá.  A atividade tem como propósito estimular a cultura de inovação na cidade. O laboratório funcionará em uma espécie de galpão em frente à Praça do Chafariz, no Centro Histórico de Lajeado, com ideia também de revitalizar esta área da cidade.

Associação Comercial e Industrial de Lajeado também é parceira do projeto (Foto: Gabriela Hautrive)

Além da Univates, a agência conta com parceria da Prefeitura de Lajeado e Associação Comercial e Industrial de Lajeado, que também fizeram parte do momento de assinatura do contrato. Os projetos irão atuar como um braço do Pro_Move Lajeado, que visa incentivar a inovação e o desenvolvimento da região, e conta ainda com diversas empresas parceiras, entre elas a Unimed que trabalha com dois projetos de inovação: o Vibee, que surgiu para identificar novas oportunidades na área da saúde por meio de um processo estruturado de aceleração de startups, e o InnovatiOn, que é um programa de conexão da Unimed com startups.

Evento foi realizado no auditório do Tecnovates no prédio 20 da Univates em Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Pro_Move Lajeado

O Pro_Move Lajeado, que visa realizar projetos de inovação, foi lançado em março de 2019, e desde então atua em ações voltadas à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora, procurando melhorar a qualidade de vida da população. As ações buscam o engajamento comunitário, seja por meio de entidades, pelo envolvimento de pessoas da comunidade, empresas, e todos que forem interessados em contribuir para que a cidade se reinvente.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui