Visando valorizar a produção local, Estrela Multifeira 2021 realiza 1º Concurso Leiteiro

Além da premiação, a competição será um momento para compartilhar conhecimento, mostrar ao público como é o processo de produção e valorizar o produto


0

O município de Estrela está entre os maiores produtores de leite do Rio Grande do Sul. Uma amostra disso poderá ser conhecida na Estrela Multifeira 2021. Uma das novidades da 7ª edição será o 1º Concurso Leiteiro.

Coordenador da comissão julgadora do concurso, o médico veterinário Nelson Souza (Foto: Jonas de Siqueira)

Segundo o coordenador da comissão julgadora do concurso, o médico veterinário Nelson Souza, a proposta do evento é tornar o setor mais participativo. “A ideia surgiu do anseio de envolver mais o produtor do setor leiteiro em um dos eventos do agro”, disse. 

Um dos diferenciais do concurso é que os valores serão mensurados dentro do ambiente produtivo que os animais conhecem. A avaliação será feita por uma comissão julgadora, com critérios de qualidade e produtividade. Souza esclarece que serão escolhidos três animais em cada propriedade, sendo um deles uma novilha. 

 Ouça à entrevista

Na visão dos organizadores a competição será um momento para compartilhar conhecimento, mostrar ao público como é o processo, os custos envolvidos e valorizar mais esse produto. “Precisamos informar o público da origem do produto e das dificuldades enfrentadas pelos produtores. Não é apenas algo que chega às casas em uma caixinha”, pondera o coordenador. 

assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg (Foto: Jonas de Siqueira)

Para o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg, o evento é uma oportunidade para mostrar o potencial dos animais da região e valorizar os produtores.  “Somos a terceira bacia leiteira do estado. Estrela se destaca sendo um dos maiores produtores”, frisa. 

Os vencedores serão conhecidos durante a programação do evento, bem como a entrega de premiação que contemplará o Trio Mais Produtivo, Vaca mais Produtiva (período total), Vaca mais Produtiva (única ordenha), Propriedade Destaque, Propriedade Destaque Geral, além de homenagens a todas as propriedades, técnicos e empresas participantes. Os valores das premiações estão sendo analisados pela comissão organizadora. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto através dos técnicos das empresas envolvidas; Cooperativa Languiru, Cooperativa Dália Alimentos, Lactalis e Latvida. 

Além do 1º Concurso Leiteiro, a 7ª edição do evento fomenta o agronegócio, contará com  exposição de animais, já conhecida pelo público das edições anteriores, empresas de produtos, tecnologia e serviços que dão suporte ao setor. A Estrela Multifeira 2021 vai ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 07 de novembro, no Porto de Estrela. 

Confira a comissão julgadora do 1º Concurso Leiteiro

Armin Kich – Técnico em Agropecuária / Secretaria da Agricultura de Estrela

David Sulzbach – Zootecnista / Assistente Técnico Comercial Launer/Nupran

Martin Schmachtenberg – Médico Veterinário / Assistente Técnico Regional Emater Lajeado

Nelson Souza – Médico Veterinário / Responsável Nutrição Animal e Biotecnologia Launer/Nupran

Samuel Weber – Técnico em Agropecuária e Biólogo / Secretaria da Agricultura de Estrela

Tiago Conrad – Médico Veterinário / Extensionista Rural Emater Estrela

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui