Você consegue se desligar do cotidiano da empresa durante as férias?

Imagine a exaustão emocional que esse tipo de entendimento pode promover


0
Foto: Divulgação

É recomendado lembrar menos da empresa e dos problemas do seu trabalho durante o período de férias. Mas como relaxar e se afastar das demandas cotidianas se a informação nos acompanha em qualquer parte do mundo? Você abre as redes sociais e, quase que em tempo real, se depara com informações que abordam situações da sua rotina. O colega posta uma foto no trabalho, alguém comenta algo sobre o seu setor, a imprensa divulga uma notícia referente ao produto que sua empresa comercializa. Motivos que não faltam para capturar nossa atenção e nos tirar do descanso.

Contudo, é importante compreender que o problema não é exatamente a tecnologia, mas a relação que o profissional estabelece com o seu contexto de trabalho. Muitas vezes, a pessoa tem dificuldade de se desligar porque encara os projetos da empresa como se fossem de sua propriedade. Na sua ausência, ninguém poderia ou seria capaz de dar conta das demandas. Por conta disso, aparece a necessidade de estar sempre atenta aos encaminhamentos que acontecem durante a ausência no trabalho. Imagine a exaustão emocional que esse tipo de entendimento pode promover.

De qualquer maneira, cada caso é um caso. O certo é que a sua a vida não é apenas trabalho, muito embora ele produza importante sentido na vida da gente. É preciso reservar tempo para a família, para os amigos, para o lazer, para o cultivo de hábitos saudáveis e, também, da espiritualidade.

Texto por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui