“Você está perdendo seu livre-arbítrio”, alerta autor

Jornalista, psicóloga e psicanalista clínica Dirce Becker Delwing analisa o livro “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”, do filósofo da computação Jaron Lanier


0
Capa do livro

“Evito as redes sociais pelo mesmo motivo que evito as drogas”, afirma o filósofo da computação Jaron Lanier. Ele defende que deveríamos apagar todas as nossas contas. A provocação está no livro “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”.

Especialista em realidade virtual, o autor alerta para o fato de estarmos sendo espionados o tempo todo. Os nossos movimentos nas redes são monitorados. Nossos dados são repassados a empresas anunciantes que usarão tais informações para organizar a publicidade que chegará até nós. “Temos medo de ficar sob algum controle obscuro”. (p.10)

A contra-capa do livro, com todos os argumentos (Foto: Reprodução)

O problema não está nas possibilidades de contato que as tecnologias oferecem aos usuários, mas na intenção comercial, no modelo de negócios baseado em vender nossos dados a empresas anunciantes. Através das redes sociais, você pode interagir com amigos, reencontrar velhos conhecidos, localizar vagas de emprego, oferecer os seus serviços, ter acesso a temas de interesse, participar de debates sociais, ou simplesmente dispor de momentos de entretenimento.

O cientista Jaron Lanier, autor de ‘Dez Argumentos para Você Deletar Agora suas Redes Sociais’ (Foto: Bret Hartman/TED)

Na visão de Lanier, ao deletar os seus perfis, você se desconecta de tudo isso, mas poderá recuperar a sua liberdade. Afinal, mesmo que não se dê conta, pouco a pouco, você está perdendo seu livre-arbítrio. “O problema não é uma tecnologia específica, mas o uso da tecnologia para manipular pessoas, para concentrar poder de maneira tão insana e sinistra a ponto de se tornar uma ameaça à sobrevivência da população”. (p.56)

VÍDEO: Assista ao comentário de Dirce Becker Delwing

Texto por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui