“Evito as redes sociais pelo mesmo motivo que evito as drogas”, afirma o filósofo da computação Jaron Lanier. Ele defende que deveríamos apagar todas as nossas contas. A provocação está no livro “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”.
Especialista em realidade virtual, o autor alerta para o fato de estarmos sendo espionados o tempo todo. Os nossos movimentos nas redes são monitorados. Nossos dados são repassados a empresas anunciantes que usarão tais informações para organizar a publicidade que chegará até nós. “Temos medo de ficar sob algum controle obscuro”. (p.10)

O problema não está nas possibilidades de contato que as tecnologias oferecem aos usuários, mas na intenção comercial, no modelo de negócios baseado em vender nossos dados a empresas anunciantes. Através das redes sociais, você pode interagir com amigos, reencontrar velhos conhecidos, localizar vagas de emprego, oferecer os seus serviços, ter acesso a temas de interesse, participar de debates sociais, ou simplesmente dispor de momentos de entretenimento.

Na visão de Lanier, ao deletar os seus perfis, você se desconecta de tudo isso, mas poderá recuperar a sua liberdade. Afinal, mesmo que não se dê conta, pouco a pouco, você está perdendo seu livre-arbítrio. “O problema não é uma tecnologia específica, mas o uso da tecnologia para manipular pessoas, para concentrar poder de maneira tão insana e sinistra a ponto de se tornar uma ameaça à sobrevivência da população”. (p.56)
VÍDEO: Assista ao comentário de Dirce Becker Delwing
Texto por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica