Voluntária tia Alice pede doações para realizar festa de São João para cerca de 400 crianças em Lajeado

Evento está programado para o dia 25 e celebra também os quatro anos do Projeto Comida no Lar que oferece refeições gratuitas para mais de 100 crianças do bairro


0
Tia Alice é a responsável pelo preparo de todos os alimentos (Foto: Gabriela Hautrive)

Para o dia que marca os quatro anos do Projeto Comida no Lar, criado por Marilúcia Noronha da Silva (47), mais conhecida como “tia Alice”, está sendo organizada uma Festa de São João para cerca de 400 crianças que residem no Novo Tempo I, no Bairro Santo Antônio, em Lajeado. A programação será no sábado, dia 25 de junho, a partir das 14h no salão do condomínio. Mas para que o evento se realize, a voluntária precisa da colaboração das pessoas com doações de alimentos e outros itens para preparar os pratos típicos de uma festa junina.


OUÇA A REPORTAGEM 


Projeto acontece na casa da voluntária no Novo Tempo I, no Bairro Santo Antônio, em Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Por enquanto só foram doados milho para pipoca e farinha. Tia Alice cita alguns dos produtos que ainda faltam: “Salsicha, pão, amendoim, açúcar e leite”, relata. Além disso, há necessidade de tomate, cebola, molho pronto, óleo, leite condensado, fermento, copinhos e guardanapos. “Quem puder nos ajudar, vamos ficar muito felizes, e venham também ver nossa festinha”, convida tia Alice. Outro pedido, que não é prioridade, mas é bem-vindo se alguém quiser contribuir, é para doação de brinquedos infláveis para as crianças.

 

No Projeto Comida no Lar são atendidas 107 crianças, porém, a festa de São João visa contemplar todos os meninos e meninas moradores do Novo Tempo I que totalizam mais de 400 pessoas. “É bastante criança e não queremos deixar nenhuma de fora, não somente as do projeto, como todas do Novo Tempo I”, ressalta a voluntária. O Projeto Comida no Lar surgiu através de uma promessa devido a problemas no coração da tia Alice.

Na época, ela precisava ir quase que diariamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Lajeado. Como gastava muito com locomoção até à unidade de saúde, a moradora do Novo Tempo I fez a promessa que, caso se curasse, iria cozinhar para as crianças do residencial. Tia Alice se recuperou das complicações de saúde e passou a fazer semanalmente sopas de almoço para cerca de 84 crianças, e o número só aumenta, estando hoje com atendimento a 107 crianças.

Nas terças-feiras tia Alice oferece almoços e nas sextas-feiras lanches a tarde (Foto: Gabriela Hautrive)

A ideia foi tão bem recebida que ela também passou a fazer lanches todas as sextas-feiras. “Por conta do gás estamos fazendo almoço nas terças-feiras e nas sextas os lanches, mas apenas quando vem doações, porque às vezes não conseguimos fazer o lanche”, conta. Atualmente ela não trabalha fora por conta dos problemas de saúde, e a renda da família vem do esposo e do filho, que ajudam a manter o fornecimento das refeições no local.

No almoço, o cardápio é composto por itens como arroz, feijão, massa, aipim, frango e etc. Já no lanche, são servidos sanduíches, bolo, leite, suco, entre outros. Além da família, tia Alice conta com as doações e ajuda fundamental da comunidade para seguir os atendimentos. Quem deseja contribuir com o Projeto Comida no Lar, ou especificamente com a realização da Festa de São João, pode entrar em contato com pelos telefones: (51) 9-9905-6119 e falar com a tia Alice, somente por áudio ou ligação e com Diulien, através do (51) 9-9191-9337. Os que desejam levar as doações no local o endereço é: Arnoldo Uhry, 2201, no Bloco 10, Apartamento 104, Santo Antônio.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui