Votação da Consulta Popular começa na próxima segunda-feira de forma online

População poderá escolher entre quatro projetos até o dia 3 de novembro.


0

De 26 a 3 de novembro os moradores do Vale do Taquari poderão escolher entre quatro projetos a receber a verba estadual de R$ 630 mil reais. Para a seleção dos temas que irão para a votação, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) levou em consideração as discussões feitas com os grupos técnicos e consulta feita com a comunidade da região. Dos quatro projetos, os dois mais votados receberão repasse de R$ 315 mil. O primeiro colocado receberá o valor em 2021 e o segundo em 2022.


ouça a reportagem

 


 

Presidente do Codevat Cíntia Agostini (
Foto: Caroline Silva)

A presidente do Codevat Cíntia Agostini, observa que todos os projetos são relevantes e diversificados. “Estamos falando de turismo, produtores orgânicos, da água e estamos falando também de enchentes de uma forma geral”, destaca. O processo de consulta popular deste ano foi adequado a pandemia, por isso, será feito totalmente online. “As pessoas só poderão votar com o seu equipamento, computadores e celulares, e por isso ampliamos os dias de votação”, explica Cintia.

Só será possível votar em um dos quatro projetos quem é eleitor do Vale do Taquari. Se a pessoa tiver o título eleitoral registrado em outra região, encontrará outras propostas ao acessar a Consulta Popular nos dias de votação. “A consulta popular é um projeto pedagógico, consegue investir em projetos que realmente o eleitor decida onde deva estar, por isso é tão importante cada um fazer a sua parte”, ressalta a presidente.

A Consulta Popular deste ano ocorre entre 26 de outubro e 3 de novembro, de forma online. A votação tem início às 7h do dia 26 e segue até a 00h00 do dia 3. Também será possível votar através de mensagem de texto. Cada eleitor poderá escolher um projeto para votar.

Conheça os projetos

1- Estruturação do turismo rural no Vale do Taquari, a partir das agroindústrias familiares;

2-Incentivo a produção orgânica no Vale do Taquari, através da qualificação de produtores;

3- Potencialização do Siout (Sistema Integrado de Outorga de Água) através do apoio para as sociedades de água do Vale do Taquari;

4- Sistema de Alerta de Enchentes no Vale do Taquari, com a confecção de aplicativo para acompanhamento dos níveis dos rios e qualificação de pessoal.

Formas de votação:

1ª: Pelo site www.consultapopular.rs.gov.br – votação das 7h do dia 26/10 até às 23h59 do dia 03/11;

2ª: Votação por SMS (gratuito): mandar um SMS para 29634 com a sequência RSVOTO#títulodeeleitor#nº do programa – votação das 7h do dia 26/10 até às 23h59 do dia 03/11.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui