Votação da Consulta Popular inicia na próxima segunda-feira

Comunidade regional poderá escolher um projeto dos três disponíveis na cédula deste ano


0
Votação ocorrerá de 22 a 30 de novembro e será realizada de forma digital por meio do aplicativo Colab ou do site consultapopular.rs.gov.br (Foto: Divulgação)

O Vale do Taquari terá à disposição para a votação na Consulta Popular deste ano três projetos. A votação da Consulta Popular 2021 ocorre de 22 a 30 de novembro de forma digital por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br). Qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar em um dos três projetos da região. Os resultados finais serão divulgados em 2 de dezembro.

A cédula será composta por iniciativas das áreas de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente. Estarão disponíveis para votação os projetos “Cicloturismo no Vale do Taquari”, “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” e “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)”. Das três propostas, apenas a mais votada será contemplada com recursos no orçamento de 2022 do Governo do Estado. O projeto mais votado no Vale do Taquari receberá R$ 942.857,00.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, reafirma a importância do engajamento da região na etapa final de votação. “É muito importante que os municípios, as comunidades, as microrregiões participem. O Vale sempre participou da Consulta Popular e, novamente, destacamos a relevância dessa mobilização”, afirma.

Moresco aponta ainda a necessidade da união entre governos, entidades, universidades e empresas para que divulguem o processo da Consulta Popular e os três projetos aptos a serem votados. “Quanto mais pessoas participarem, mais chances os municípios terão de ser contemplados”, salienta. “Temos que ter consciência desse ambiente democrático que a Consulta Popular nos possibilita. Ao participarmos da votação estamos contribuindo para a construção de um desenvolvimento regional integrado”.

Projetos:

O projeto do “Cicloturismo” (da área de Turismo), caso seja o mais votado, terá amplitude regional, pois será executado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Já os outros dois, o que visa “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” (da área da Agricultura) e o que busca “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)” (da área do Meio Ambiente), caso recebam o maior número de votos, terão uma amplitude menor, visto que cada município será responsável por receber uma parcela do valor para ser aplicada na execução do projeto. Nesse caso, o valor será dividido entre os 10 municípios da região que tiverem o maior número de votantes na iniciativa. Além disso, o município precisará ter alçado a participação de, no mínimo, 2% dos seus eleitores. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui