Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, lança ‘bomba de lava’

Pesquisadores registraram o momento exato em que um pedaço de lava é arremessado pelo vulcão e desce rolando pela encosta coberta de cinzas nas Ilhas Canárias


0
Bomba de lava expelida do vulcão Cumbre Vieja em 27 de outubro de 2021 (Foto: Harri Geiger/Cortesia via Reuters)

Pesquisadores europeus conseguiram registrar o momento exato em que um pedaço de lava foi arremessado pelo vulcão Cumbre Vieja e desceu rolando pela encosta coberta de cinzas na ilha de La Palma na quarta-feira (27).

A erupção nas Ilhas Canárias completou, nesta sexta-feira (29), 41 dias de intensa atividade. Até o momento, mais de 2 mil casas destruídas e 7 mil moradores precisaram ser deslocados pelos serviços de emergência.

A imagem da “bomba de lava”, como é chamado o fenômeno (leia mais sobre abaixo), foi feita pelo geoquímico alemão, Harri Geiger, que está no local para realizar suas pesquisas junto a outros cientistas do continente europeu.

O rio de lava que avança do vulcão em direção ao mar deixou um rastro de destruição levando estradas e plantações de banana – importante parte da economia local – debaixo de mais de 900 hectares de rocha que começa a esfriar.

O que são ‘bombas de lava’?

As “bombas de lava” são lançadas de aberturas dos vulcões quando gases interferem com o magma. Magma é a rocha líquida no interior da terra, e a lava é o magma expelido do vulcão.

As “bombas” saem como líquidos quentes e vermelhos de cerca de 1.500 graus Celsius de temperatura. Mas, ao entrar em contato com o ar, esfriam e formam crostas rígidas que variam de tamanho.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui