Vulcão de La Palma volta a rugir enquanto lava se aproxima do mar

Desde 19 de setembro, lava negra já destruiu mais de 500 casas


0
Foto: Divulgação

O vulcão da ilha espanhola de La Palma voltou a lançar cinzas e fumaça nesta segunda-feira (27) após uma breve calmaria, enquanto centenas de pessoas em vilas costeiras estavam fechadas dentro de suas casas na expectativa da chegada da lava ao mar, o que provocará a liberação de gás tóxico. Uma coluna de fumaça branca subiu do vulcão Cumbre Vieja depois de várias horas de calmaria por volta das 11h (horário local), de acordo com testemunhas da Reuters.

Pesquisadores confirmaram que o vulcão começou a cuspir lava ao mesmo tempo. “É algo normal com este tipo de erupção”, disse Miguel Angel Morcuende, diretor do comitê de resposta Pevolca. “O vulcão tem períodos de crescimento e períodos de enfraquecimento.” Maria José Blanco, também do comitê, disse que níveis mais baixos de gás e um fornecimento reduzido de material dentro da cratera podem ter causado a queda na atividade.

Desde 19 de setembro uma lava negra flui lentamente pelo flanco oeste do vulcão em direção ao mar, destruindo mais de 500 casas, bem como igrejas e plantações de banana, de acordo com o programa de monitoramento de desastres Copernicus, da União Europeia. O portal imobiliário espanhol Idealista estimou os danos em cerca de 178 milhões de euros até esta segunda-feira.

Fonte: Agência Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui