Wafu Chuka: a influência chinesa na culinária japonesa

Yakisoba é talvez o melhor exemplo de Wafu Chuka (em tradução livre, culinária chinesa feita à moda japonesa).


0

Yakisoba é talvez o melhor exemplo de Wafu Chuka (em tradução livre, culinária chinesa feita à moda japonesa). São chamados assim todos os pratos de origem chinesa que os japoneses adotaram ao ponto de terem virado especialidades locais: ramen, gyoza, shabu-shabu etc.


ouça o quadro

 


Marcos Frank, médico e gourmet

A Yakisoba como conhecemos é uma versão do chow mein chinês, uma combinação de vegetais, macarrão frito e geralmente algum ou mais tipos de carne. No Brasil a Yakisoba chegou através dos imigrantes japoneses e assim como aconteceu no mundo todo logo se tornou popular.

Só que aqui a Yakisoba começou a ser preparada na wok, a típica panela chinesa, e não no teppan (espécie de chapa quente) como no Japão. A massa normalmente usada é a popular miojo e normalmente se usa carne de frango,gado ou porco junto com cenoura, cebola, repolho couve flor e brócolis.

Yakisoba

Ingredientes

  • 1 cebola media
  • 2 cenouras grandes
  • ½ molho de brócolis em galhos
  • ½ couve flor pequena
  • Um pedaço pequeno de gengibre fresco picado miudo
  • Metade de um repolho pequeno
  • 500 g de massa (miojo, barila spagueti numero 7)
  • 300 g de lombo de porco
  • 300 g de peito de frango desossado
  • Shoyu ou molho para yakisoba

Modo de preparar

Corte a carne porco e o frango em tiras de espessura média e reserve.
Corte o pimentão em cubinhos, fatie a cenoura em rodelas finas, corte o repolho e a cebola em cubos médios e fatie os brócolis e a couve flor e reserve.
Coloque água para aquecer e cozinhe o macarrão pelo tempo determinado. Reserve
Enquanto isso frite rapidamente as carnes no azeite ou óleo de gergelim e reserve. Depois leve à wok a cenoura e a couve flor e deixe fritar por alguns minutos ate dourar. Acrescente a cebola e o brócolis e continue fritando.
Adicione o molho shoyu, a carne e deixe os legumes cozinhar por 3 minutos no molho.
Escorra o macarrão e com ele ainda quente junte com o molho, legumes e carnes e misture bem.
Faça suas substituições e deixe o yakisoba com a sua cara, se quiser fazer só de frango sinta-se livre ou se desejar tirar ou adicionar legumes e vegetais também não tenha medo

Yakimeshi ou Chahan

Essa receita é ótima pra salvar o arroz que sobrou das refeições anteriores. Eu chamo de arroz com ovo chinês e faço apenas com arroz, ovos e cebolinha. Mas o céu é o limite para os ingredientes que podem ser adicionados a esse prato, sendo muito comum utilizar presunto e cenoura picados e ervilhas em conserva ou congeladas. Mais um belo exemplo da influencia chinesa na culinária japonesa.

Supõe-se que o chahan tenha se originado na década de 1860, a partir de imigrantes chineses que chegaram no porto de Kobe. Chahan é um alimento básico em casas no Japão. O chahan geralmente é frito em um wok. O arroz é utilizado como ingrediente primário, e muitos outros ingredientes adicionais podem ser utilizados, como vegetais, cebola, alho, fungos comestíveis como shiitake, tofu, carne de porco, frutos do mar como siri, salmão, camarão e polvo, ovo mexido, carne moída e caldo de galinha, entre outros. Tipicamente o arroz utilizado é pré-cozido, e pode-se usar a sobra dele.

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz branco cozido
  • 2 ovos levemente batidos com uma pitada de sal
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  • 1 fio de azeite ou óleo
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar

Numa wok aquecida e com óleo de canola ou oliva coloque os dois ovos sem a casca e deixe fritar temperando com sal e pimenta. Com uma colher de nylon parta o ovo em pedaços menores e acrescente o arroz, sempre mexendo e misturando. Acrescente no final a cebolinha picada e misture bem.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui