Westfália determina uso obrigatório de máscaras

Outros 11 municípios do Vale já adotaram a medida.


0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Westfália publicou no final da tarde desta quinta-feira (30) um decreto que determina o uso de máscaras de proteção. Além desta medida, o documento ainda adota a regulamentação superveniente do Estado do Rio Grande do Sul no que se refere às medidas a serem adotadas em razão do estado de calamidade decorrente do surto epidêmico de coronavírus. A contar da publicação do Decreto Municipal nº 022, fica proibido o atendimento em qualquer estabelecimento público ou privado, comercial, industrial ou de prestação de serviços de pessoas que não estejam utilizando máscara.

Outros 10 municípios do Vale do Taquari já adotaram a medida. São eles: Lajeado, Encantado, Estrela, Colinas, Taquari, Travesseiro, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Imigrante e Santa Clara do Sul.

A obrigatoriedade do uso de máscara é estabelecido pelo Decreto Municipal nº 022, de 30 de abril de 2020. As máscaras, preferencialmente de tecido duplo, deverão cobrir totalmente a boca e nariz, estando ajustadas ao rosto (sem que haja espaço nas laterais).

Cabe ressaltar que as máscaras não devem substituir outros cuidados básicos, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel sempre que necessário e manter o distanciamento social.

Importante ressaltar que as máscaras criam uma barreira física que ajuda a evitar que pessoas contaminadas (sintomáticas ou não) espalhem o vírus no ambiente por meio das gotículas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. Assim, a máscara de proteção ajuda a reduzir os riscos de que uma pessoa contaminada possa infectar as outras pessoas. As máscaras não podem ser compartilhadas e, se possível, devem ser trocadas com frequência.

Ainda seguem fechados, ainda, parques e praças públicas, estando proibida a circulação de pessoas nestes espaços, tendo em vista evitar a propagação do Coronavírus no município. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui