Westfália e Teutônia inauguram ponte sobre o Arroio Boa Vista

Local faz divisa com a localidade de Linha Frank e o Bairro Boa Vista. Ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (20) e irá resolver uma demanda antiga da população


0
Desenlace da fita inaugurou a ponte oficialmente (Foto: Gabriela Hautrive)

Um antigo problema dos moradores de Linha Frank, no interior de Westfália, e do Bairro Boa Vista, em Teutônia, foi oficialmente solucionado nesta sexta-feira (20) com a inauguração da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, na divisa dos municípios. O evento contou com a presença de autoridades locais, comunidade e imprensa. Foram feitos pronunciamentos, desenlace da fita e da placa inaugural, além de um almoço de confraternização para celebrar o momento, que é considerado histórico por parte de ambas as administrações.

A ponte é bastante usada para o escoamento da produção e para o deslocamento das pessoas que residem no local, e por isso a estrutura foi ampliada, contendo 9 metros de largura, incluindo faixas para pedestres e ciclistas. Outra melhoria foi na altura da ponte, que agora conta com 36,75 metros e evitará o bloqueio do trecho em dias de muita chuva, quando o Arroio Boa Vista tem seu nível da água elevado. A obra, no valor de R$ 1,2 milhão, foi feita em parceria entre Teutônia e Westfália, com o valor dividido entre as cidades.

Nova ponte foi construída com 36,75 metros de largura (Foto: Gabriela Hautrive)

Um dos responsáveis para que o projeto saísse do papel foi o ex-prefeito de Westfália Otavio Landmeier, que se emocionou ao relembrar de tudo o que foi feito até o dia da inauguração.

Já o atual chefe do poder Executivo westfaliano, Joacir Docena, agradeceu a todos que participaram do processo de construção, desde as tratativas iniciais que ocorreram em administrações anteriores. “Todos que estão aqui valorizam essa grande obra. Eu quero agradecer aos munícipes que cederam a área, o espaço, para começar a construção. Se eles não tivessem feito isso, nós não estaríamos hoje aqui inaugurando essa grande obra”, relata.

A ponte antiga era de madeira e não oferecia segurança aos usuários (Foto: Gabriela Hautrive)

Construída na década de 50, a ponte antiga estava em condições precárias. Feita de madeira e sem guard-rail, não oferecia segurança aos usuários. A nova estrutura foi construída ao lado, mudando inclusive o trajeto da estrada, e por isso contou com a colaboração dos moradores. O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, ressaltou a importância em realizar um trabalho em parceria entre as prefeituras.

“A comunidade não pode sofrer pela troca de governos, isso tem que acabar. Nós temos que sempre olhar para frente e dar continuidade às obras obras, e sempre seremos parceiros nisso. Que bom, prefeito de Westfália, que vocês construíram essa parceria, e com prazer nós damos continuidade a ela”, disse.

Forneck ainda informou que as parcerias de Teutônia não param por aqui, além de Westfália, agora trabalham com conjunto com o município de Estrela. “Uma nova parceria para fazer o asfalto da Winck, nós temos que cada vez mais nos abraçar, trabalhar no ombro a ombro, porque juntos nós conseguiremos muito mais e a comunidade será beneficiada”, pondera.

A obra de construção da nova ponte teve início após a assinatura do contrato com a Construtora Edil Eireli, o contrato entre os municípios foi assinado em 15 de junho de 2020.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui