Projetar o desenvolvimento de Westfália, pensando nos aspectos econômicos, físico e social, é o objetivo principal do Plano Diretor Municipal, considerado o “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana”, conforme a Constituição Federal. A elaboração do projeto iniciou no ano de 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade westfaliana.


Ouça a entrevista


Com o objetivo de ouvir as necessidades e prioridades da população, na próxima segunda-feira (5), a Administração Municipal realiza a primeira audiência pública sobre o Plano Diretor Municipal. O evento acontecerá na Casa da OASE, no Centro, a partir das 19h, sendo fundamental a participação da comunidade.

Desde 2015, várias etapas já foram e estão sendo executadas, desde a análise de propostas e diagnóstico até leituras técnicas (levantamento de dados e informações) e leitura comunitária (com participação da comunidade).

Segundo a arquiteta e urbanista Andressa Roht e a secretária de Educação, Cultura, Turismo, e Desporto, Elisângela Schneider Wietholder, o plano é fundamental para o futuro do município. Elas destacam que a elaboração do Plano Diretor é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes. Westfália tem apenas 3 mil. A adminsitração teve a iniciativa, porque acredita que a formatação deste documento é fundamental para o desenvolvimento municipal.

Mais detalhes sobre o Plano Diretor Municipal podem ser conferidos no site da Câmara de Vereadores de Westfália camarawestfalia.rs.gov.br, no link Legislação.

O que é o Plano Diretor Municipal?
O Plano Diretor Municipal consiste em uma Lei Municipal e se faz necessário para que se possa projetar o desenvolvimento de um município. Seu objetivo é ordenar espaços habitáveis, pensando em meio urbano e rural, e melhorar a qualidade de vida da comunidade local. RG / AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui