Westfália um lugar de tradições e belezas naturais

Visitantes encontram ainda muita tranquilidade em Linha Paissandu. Um pesque-pague, pizzaria em antigo salão de baile e a Lagoa Tico Tico são os atrativos mais frequentados por lá


0
Sapato de pau é um dos símbolos do município (Foto: Alício de Assunção)

Uma das cidades mais germânicas do Vale do Taquari, Westfália tem no dialeto do sapato de pau um de seus maiores patrimônios culturais. Virou até dicionário, com seis mil verbetes coletados com a população, que ainda fala alemão.


ouça a reportagem 


 

Uma lei municipal de 2016 oficializou o dialeto como a segunda língua oficial do município. Na praça, um monumento reproduz o sapato de pau, o símbolo da cidade. Na localidade de Linha Frank, o templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de Sião abriga um marco histórico.

Sapato de pau é um dos símbolos do município (Foto: Alício de Assunção)

Lá teria sido batizado o ex-presidente Ernesto Geisel que embora fosse natural de Bento Gonçalves, tinha familiares em Estrela. Também no interior moradores preservam a história por meio de museus particulares e a céu aberto.

Visitantes encontram ainda muita tranquilidade em Linha Paissandu. Um pesque-pague, pizzaria em antigo salão de baile e a Lagoa Tico Tico são os atrativos mais frequentados por lá.

Lagoa Tico Tico, em Linha Paissandu
(Foto: Alício de Assunção)

Texto: Alício de Assunção

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui