A perda devastadora de vidas e a crescente incerteza deixaram o mundo em uma instabilidade muito grande, mas há algumas boas notícias para a humanidade: a benevolência está aumentando globalmente.
Essa é uma das principais descobertas do World Happiness Report, uma publicação da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU que se baseia em dados de pesquisas globais de pessoas em cerca de 150 países.
Para marcar a 10ª edição, o relatório analisa a felicidade em todo o mundo – as nações mais felizes, aquelas na base da escala de felicidade e tudo mais, além dos fatores que tendem a levar a uma maior felicidade.
E com base em dados dos últimos dois anos, durante a pandemia de Covid-19, o relatório descobriu algo inesperado.
“A grande surpresa foi que, globalmente, de forma descoordenada, teve um aumento muito grande em todas as três formas de benevolência que são questionadas na Gallup World Poll”, disse John Helliwell, um dos três editores fundadores do relatório, à CNN Travel.
Doar para caridade, ajudar um estranho e voluntariado estão em alta, “especialmente a ajuda a estranhos em 2021, em relação a antes da pandemia ou a 2020, aumentou em todas as regiões do mundo”, disse Helliwell, que é um professor emérito da Vancouver School of Economics, University of British Columbia.
A média global das três medidas saltou cerca de 25% em 2021, em comparação com os níveis pré-pandemia, diz o relatório.
E a benevolência é certamente a principal preocupação quando o mundo responde à invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas antes de entrar no tema de como esse conflito cada vez mais global pode afetar a felicidade, vejamos os países onde o sentimento foi abundante em 2021.
A nação mais feliz do mundo é nórdica
Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia é o país mais feliz do mundo, de acordo com os rankings do World Happiness Report, baseados principalmente em avaliações de vida da Gallup World Poll.
Felizmente, o aumento na benevolência – em todas as suas formas – se estende até 2022 e além.
Os países mais felizes do mundo, edição 2022
1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Suíça
5. Holanda
6. Luxemburgo
7. Suécia
8. Noruega
9. Israel
10. Nova Zelândia
11. Áustria
12. Austrália
13. Irlanda
14. Alemanha
15. Canadá
16. Estados Unidos
17. Reino Unido
18. República Tcheca (República Tcheca)
19. Bélgica
20. França
38. Brasil
Fonte: CNN