Xangai alivia lockdown e anuncia reabertura parcial de escolas e transportes públicos

Autoridades colocaram a capital econômica da China sob severo bloqueio no fim de março para conter o surto de covid-19


0
Foto: Aly Song / Reuters

Autoridades de Xangai anunciaram a maior flexibilização das restrições anticovid na capital econômica da China desde desde o início de um severo lockdown iniciado no fim de março. Serviços de transporte, escolas e estabelecimentos comerciais serão liberados para funcionar próximo de sua normalidade a partir de quarta-feira (1°), desconfinando total ou parcialmente cerca de 22 milhões de pessoas.

Os serviços de ônibus e metrô serão restaurados, assim como as conexões ferroviárias básicas com o resto da China. Escolas serão reabertas parcialmente, para os dois últimos anos do ensino fundamental II e o terceiro ano do ensino médio, mas os alunos poderão decidir se querem comparecer pessoalmente. Outras classes e jardim de infância permanecem fechados.

Shoppings, supermercados, lojas de conveniência e drogarias continuarão reabrindo gradualmente com não mais de 75% de sua capacidade total. Cinemas e academias permanecerão fechados.

Em redes sociais, algumas pessoas expressaram entusiasmo com a perspectiva de poder circular livremente pela cidade pela primeira vez desde o final de março, enquanto outros permaneceram cautelosos devido ao ritmo lento.

Apesar da reabertura prevista, mais de meio milhão de pessoas vai continuar sob lockdown – 190 mil que ainda estão em áreas de bloqueio, e outras 450 mil que estão em zonas de controle por causa de casos recentes.

Em outras áreas da cidade, trabalhadores do governo começaram a derrubar algumas das barreiras que haviam sido erguidas ao longo das calçadas durante o bloqueio.

Fonte: Estadão

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui