Memorial Lauro Mathias Müller

Memorial tem comentários que Lauro Müller lia no ar, documentos, livros de registros, troféus, rádios e equipamentos de radiodifusão utilizados em décadas passadas, além de fotografias e vídeos que são exibidos em uma TV

Ao contar a história do Grupo Independente, também recordamos a trajetória de Lauro Mathias Müller. Ele esteve presente desde a fundação da Rádio Independente, em 1951, permanecendo atuante até 1998, ano de seu falecimento.

Considerado um ser humano fantástico, justo e incansável lutador pelos seus ideais, entendia o rádio como um meio de integração regional, cultura presente até hoje no editorial das empresas do Grupo Independente. Em homenagem a Lauro Mathias Müller, a Rádio Independente inaugurou no aniversário de 68 anos da emissora, 1º de abril de 2019, o Memorial Lauro Mathias Müller.

Inauguração do memorial, em 1º de abril de 2019, na data de aniversário da Rádio Independente (Foto: Rodrigo Gallas)

O espaço, construído justamente na sala que era utilizada pelo ex-diretor-presidente do Grupo Independente, possui 80 objetos expostos. São comentários que Lauro Müller lia no ar, de 1964 a 1984; documentos, livros de registros, troféus, rádios e equipamentos de radiodifusão utilizados em décadas passadas, além de fotografias e vídeos que são exibidos em uma TV. Ao centro, um painel que mostra a linha do tempo da evolução histórica do Grupo Independente, iniciando em 1950, e passando por quatro eras administrativas até os dias atuais. Nesse painel, também estão disponíveis fones de ouvidos para que os vistantes possam escutar as vozes de antigos e atuais colaboradores.

 

NOSSA HISTÓRIA

1950 – Primeira Era

Prédio que abrigou a primeira sede da emissora

A Rádio Independente nasce dentro da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), no Centro de Lajeado, por iniciativa de lideranças empresariais. Período que marca a realização do sonho de criar uma emissora de rádio. A programação estava voltada para o musical, o entretenimento e o serviço de utilidade pública.

Essa fase foi caracterizada pela liderança de seis gerentes, que atuaram de 1951 a 1962: Ney Santos Arruda, Carlos Pereira Marques, Noberto Scheer, Aray de Mello Chirst, Oscar Chaves Garcia e Oswaldo Carlos Van Leeuwen.

1951

No dia 1º de abril ocorre a primeira transmissão da nova emissora, na sintonia 1330 AM, com 250 watts de potência.

1962 – Segunda Era

Marcada pela atuação de Lauro Mathias Müller, a Rádio Independente inicia o trabalho de radiojornalismo. Destaque para coberturas de enchentes, eleições e festas em comunidades do interior.

Nessa época, a Independente começa a fazer radiojornalismo, marcado pela cobertura de fatos importantes em toda a região do Vale do Taquari. E também um período no qual a Rádio Independente se torna Grupo Independente, com a aquisição de um canal FM (Tropical FM), da Revista Stalo, criação do Prêmio Alicerce, dentre outras iniciativas.

Lauro Mathias Müller na presidência da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert)

1978

Mudança da sede da empresa para o Bairro Alto do Parque, com aumento da potência do transmissor para 1 kW.

1982

Inauguração da Tropical FM, uma rádio voltada à música e ao entretenimento. Seu transmissor era de 1 kW.

1984

Criação da Revista Stalo que, por quase 16 anos, deu visibilidade para os fatos regionais nas suas páginas em 202 edições.

1998

Ano do falecimento de Lauro Mathias Müller.

1999 – Terceira Era

A profissionalização de todos os setores do Grupo Independente foi a marca deste período. Com a liderança de João Pedro Müller, Wilson Feldens, Greici Feldens Ruaro e Gabriel Müller, a estrutura da emissora foi modernizada, a informatização passou a ser ferramenta diária e o radiojornalismo se tornou característica principal da Rádio Independente.

Nessa época, a Rádio Independente tem sua potência aumentada de 1 kW para 10 kW, com a instalação da sua nova planta transmissora no Bairro Bom Pastor, em Lajeado. Com isso, a sintonia passa para 950 AM.

Já a Tropical passa a operar em 50 kW, com sua planta transmissora no Morro da Harmonia, em Teutônia, posicionando-se entre as poucas emissoras do Rio Grande do Sul inseridas nesta classe especial.

2000

Criação do primeiro site da Rádio Independente: www.independente.com.br.

2004

Ocorre a reestruturação e modernização dos estúdios das rádios Independente AM e Tropical FM.

2010 até a atualidade – Quarta Era

Inicia-se com a liderança do diretor-presidente João Pedro Müller, do diretor-financeiro Gabriel Müller e conta com a chegada do diretor-executivo Ricardo Brunetto. E marcada pela ampliação da cobertura jornalística da emissora.

A Independente alarga sua cobertura jornalística ao estar presente em eventos importantes de cunho estadual e nacional. Por meio da internet e das redes sociais, os ouvintes tiveram ampliadas as formas de interagir com a rádio.

Nasce o Núcleo de Web, a partir do qual é feita a convergência do rádio para o meio digital. Com isso, a emissora passa a produzir conteúdo multimídia, com o site agregando textos, fotos, vídeos e áudios. Também com os aplicativos e as redes sociais, a informação migra e se adapta em diferentes plataformas para chegar ao público.

2010

Criação do Núcleo de Web / Conteúdo Digital.

2011

Aniversário de 60 anos da Rádio Independente. Lançamento do livro “60 Anos no Ar” (autoria de José Alfredo Schierholte e coautoria de Greici Feldens Ruaro).
É comprada a Rádio Alto Taquari AM 820 de Estrela, a primeira emissora do Vale do Taquari, fundada em 1948. Ela passa a ser denominada Rádio do Vale AM 820.

2017

É adquirida a rádio 91.7 FM, e a Independente passa a transmitir a mesma programação em AM (950) e FM (91.7), sendo a única emissora do interior do Rio Grande do Sul nessa condição.

2019

No dia 19 de abril e inaugurado o Memorial Lauro Mathias Müller.