Sobre a Rádio Independente

Foto: Ricardo Sander

A Rádio Independente foi fundada em 1º de abril de 1951, dentro da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), no Centro de Lajeado, por iniciativa de lideranças empresariais. Naquela época, a programação era voltada para o musical, o entretenimento e o serviço de utilidade pública. Em sua segunda fase, a partir de 1962, sob a liderança de Lauro Mathias Müller, a emissora inicia o trabalho de radiojornalismo. Destaque para coberturas de enchentes, eleições, festas em comunidades do interior. Fatos importantes de toda a região do Vale do Taquari ganham destaques nos microfones da Independente.

Em 1º de abril de 1978, a emissora mudou-se para o Bairro Alto do Parque, na Avenida Alberto Müller, em Lajeado. Além da estrutura física devidamente planejada, o momento também marcou a atualização de equipamentos: a rádio evoluiu de um transmissor de 250 watts para um transmissor de 1 kW na nova sede.

Na década de 1980 ganha força o caráter regional da Rádio Independente em sua programação. Foi um período em que a emissora marcou importante parceria com forças políticas, econômicas e sociais para o desenvolvimento do Vale do Taquari.

Após o falecimento de Lauro Müller, em maio de 1998, a rádio passou por reformulação em sua administração, descaracterizando-se da gestão exclusivamente familiar.

A chegada dos anos 2000 também marcam a profissionalização de todos os setores do Grupo Independente. Com a liderança de João Pedro Müller, Wilson Feldens, Greici Feldens Ruaro e Gabriel Müller, a estrutura da emissora foi modernizada. A informatização passou a ser ferramenta diária e o radiojornalismo se tornou característica principal do veículo de comunicação. Em 2000 também nasce o portal Independente.com.br.

Em 2009, o Grupo Independente ganha o reforço do diretor-executivo Ricardo Brunetto.

A década de 2010 é marcada pela ampliação da cobertura jornalística. Nasce o Núcleo de Web, a partir do qual é feita a convergência do rádio para o meio digital. Com isso, a emissora passa a produzir conteúdo multimídia, com o site agregando textos, fotos, vídeos e áudios. Também com os aplicativos e as redes sociais, a informação migra e se adapta em diferentes plataformas para chegar ao público.

Atualmente, a emissora possui dois canais de rádio disponíveis, AM 950 e FM 91.7. O FM foi adquirido em 2017, o que tornou a Independente a única emissora do interior do Rio Grande do Sul nessa condição.

Dessa forma, seu sinal abrange as cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo, bem como da Região Metropolitana e Serra Gaúcha, o que representa cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Já o portal Independente.com.br tem média mensal de mais de 2 milhões de acessos.