“A gente tem que transformar o nosso potencial turístico em produto turístico”, afirma presidente da Amturvales

Associação completa 29 anos de fundação e apresenta planejamento estratégico para o setor na região dos Vales


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Charles Rossner e Vanessa Spindler (Foto: Gilson Lussani)

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), completa 29 anos de fundação no próximo dia 29 de março. A transformação do potencial turístico da região em produto é o grande desafio. Recentemente, foi apresentado o planejamento estratégico para o setor, fundamentado na governança, na qualificação e na promoção.

O presidente da Amturvales, Charles Rossner, e a secretária executiva, Vanessa Spindler, concederam entrevista ao programa Panorama desta quarta-feira (13) e relataram que a evolução do projeto é gradativa. Um dos pontos trabalhados é a qualificação dos empreendedores e dos funcionários. “A gente tem uma escassez de mão de obra em todos os setores na economia, mas no turismo principalmente por ser um setor novo”, explicou Rossner.

Charles Rossner (Foto: Gilson Lussani)

Profissões como camareira, recepcionista, manobrista, chefe de cozinha, entre outros, começam a ser requisitados. “O turismo abre um leque de oportunidades na região, que esses profissionais nós não temos aqui”, afirmou o presidente da associação. Ele estima que até o início do próximo ano, estas vagas estarão em aberto.

Outro pilar para o desenvolvimento do setor é o trabalho institucional. “O Brasil precisa nos comprar, nós precisamos colocar o Vale do Taquari como destino turístico”, entende Rossner. Ele citou que agências de turismo e plataformas digitais precisam ter as informações da região disponíveis para os compradores. “A gente tem que transformar o nosso potencial turístico em produto turístico”, completou. Vanessa Spindler indicou que preços, tarifas, guias, devem estar visíveis para qualquer pessoa.

Vanessa Spindler (Foto: Gilson Lussani)

Esse processo passa pelo Observatório Turístico, que revela o fluxo, taxa de ocupação hoteleira, ticket médio de gasto ou tempo de permanência no Vale do Taquari. A proposta começa a ser implantada e dentro de 90 dias os primeiros números já poderão estar disponíveis. No entanto, um trabalho completo que consiga a confiabilidade dos investidores pode demorar até dois anos.

Por fim, a governança é outro ponto a ser desenvolvido pela Amturvales. Contatos, desde as Secretarias Municipais até o Ministério do Turismo, são fundamentais para fomentar o setor e contar com o apoio do Poder Público.

Texto: Gilson Lussani
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