“A gente teve bastante dificuldade para conseguir peixe”, diz secretário de Cruzeiro do Sul por conta das enchentes

Feira do Peixe vivo acontece na próxima quinta-feira (28), com apenas um produtor, no Ginásio Poliesportivo de Cruzeiro do Sul


0
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Milton Weiler (Foto: Gabriela Hautrive)

Por conta das enchentes históricas do Rio Taquari, em setembro e novembro de 2023, o município de Cruzeiro do Sul, que teve suas áreas rurais afetadas, convive dificuldades para conseguir formatar a Feira do Peixe para a Semana Santa deste ano, conforme relata o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Milton Weiler. “Realmente, a gente teve bastante dificuldade para conseguir peixe para essa feira. Aqui sempre a procura é bastante grande, mas acabamos então conseguindo um produtor que vai nos fornecer peixes.”

Neste ano, por conta de produtores que perderam seus açudes, a feira acontecerá em um único dia e com apenas um produtor. “Vai ser na quinta-feira (28) à tarde, das 16h até as 20h ou 21h, se for preciso. Para o pessoal então ter mais um pouquinho de tempo antes da noite, depois do serviço, para conseguir o peixe”, explica.

Feira do Peixe vivo de Cruzeiro do Sul oferecerá peixes da espécie carpa (Foto: Gabriela Hautrive / Arquivo Rádio Independente)

Segundo o secretário, os produtores que tiveram danos com as enchentes não conseguiram criar os peixes a tempo da feira. “Acabou inundando os açudes, e aí os peixes que tinham foram todos embora, e o pessoal teve um prejuízo muito grande com isso. Então, felizmente, conseguimos um produtor mais do interior, que tem um peixe muito bonito. Ele é de São Bento, lá perto do Canarinho, um produtor que tem três ou quatro açudes. Então, ele vai disponibilizar o peixe para a comunidade”, relata.

O município não trabalha com uma expectativa de comercialização de peixes, pois tudo depende da procura, segundo Milton Weiler. “É sempre bastante procurado, então a gente espera que esse ano continue a mesma coisa ou aumente mais ainda.”

Tipo de peixe e valores

A Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul oferecerá peixes da espécie carpa, nas opções húngara, prateada, cabeça grande e capim. A capim será R$ 15kg e as outras variedades R$ 12kg. O local da comercialização é o Ginásio Poliesportivo, no centro do município.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui