A participação do Vale do Taquari nos indicadores econômicos do Rio Grande do Sul

Cintia Agostini explica a força da região na economia do estado


0
Foto: Divulgação

No quadro Direto ao Ponto desta terça-feira (26), a economista e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, comenta a participação da região na economia do estado.

Considerando os dados de 2019, Cintia informa que o produto Interno Bruto (PIB) do Vale do Taquari era de 15 trilhões de reais, o que resulta na 7ª posição no Rio Grande do Sul. Segundo a economista, esse dado é muito significativo uma vez que em termos de território, a região representa apenas 2% do estado.

De acordo com Cintia, boa parte da produção de suínos, frangos e leite está aqui. O Vale ocupa o 15º lugar na produção agropecuária, 5º lugar no setor industrial e 9º lugar na área de serviços: “Somos pequenos em termos de área, não temos uma grande população, mas temos uma pujança característica da pequena propriedade, da concentração no agro, da diversidade produtiva e das nossas indústrias”.

Tais dados mostram uma região com distribuição de renda mais igualitária, considerando outras no Brasil. Segundo a economista o próximo levantamento de dados deve ser feito junto ao senso demográfico. Algumas estimativas indicam queda nos indicadores relacionados ao agro nos anos de 2020 e 2021 em função das secas e da pandemia. Em contrapartida, Cintia destaca: “Podemos considerar saldos positivos de empregabilidade”, ou seja, nos últimos meses o Vale empregou mais do que demitiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui