“A tendência é não ser realizado neste ano”, afirma Marcelo Caumo sobre concurso para a Guarda Municipal de Lajeado

Prefeito não quer atropelar prazos e explicou que lei de responsabilidade fiscal impede contratação de pessoal a partir de julho


3
Marcelo Caumo (Foto: Gilson Lussani)

Aprovado na sessão de terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Lajeado, o projeto que cria a Guarda Civil Municipal agora passará pela sanção do prefeito Marcelo Caumo. Posteriormente, será lançado edital para a realização de um concurso público para a contratação de 13 servidores. Eles irão se juntar aos agentes de trânsito, que passarão por um curso de qualificação. Os aprovados se tornarão guardas civis municipais de Lajeado. No entanto, todo o processo deve seguir diversos trâmites e a própria realização do concurso público pode nem ocorrer neste ano.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, concedeu entrevista ao programa Troca de Ideias desta sexta-feira (22) e não foi otimista quanto à rapidez do processo. Ele explicou que em função de 2024 ser um ano eleitoral, qualquer matéria relacionada a contratações é limitada. “Pode ser que a gente não tenha concurso neste ano, porque a partir de julho é vedado pela lei de responsabilidade fiscal a gente ter aumento de despesa com pessoal”, relatou o chefe do executivo.

Segundo Caumo, a orientação do Departamento de Administração da Prefeitura é que os trâmites sigam o curso normal. Por isso, o prefeito afirmou que os prazos não serão atropelados. Questionado sobre a propensão da realização do concurso público, ele disse que não acredita que ocorra em 2024. “A tendência é não ser realizado neste ano”, considerou. Caso seja postergado para 2025, o certame não será mais implementado na gestão de Marcelo Caumo, que não será candidato nas eleições de outubro, por estar exercendo seu segundo mandato à frente do Executivo de Lajeado.

Em contrapartida, a Guarda Civil Municipal poderá ser implementada ainda este ano, já que os atuais agentes de trânsito poderão participar do curso de formação para a nova função. Atualmente, o Departamento de Trânsito possui 32 servidores. Todos poderão participar da qualificação e os aprovados se tornarão guardas civis municipais.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

3 Comentários

  1. Quero saber se os 32 fiscais de trânsito para admissão no curso de formação farão 05 barras , 20 flexões, 30 abdominais e a corrida de 2400 metros.em 12 minutos. Mais os exames psicotécnico e psiquiátrico. Não cumprindo essas etapas já cai por terra o princípio da isonomia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui