Abastecimento de água em Lajeado pode ser restabelecido nesta madrugada, segundo diretor-executivo da Corsan

Conforme Rodrigo Lacerda, a retomada do sistema exigirá consumo consciente nos municípios do Vale do Taquari


1
Foto: Ilustrativa

A expectativa é de que o abastecimento de água em Lajeado possa ser restabelecido na madrugada deste sábado (4), após a chegada do gerador vindo de Santa Catarina. O equipamento permitirá a energização do sistema de captação da Corsan.

As equipes tiveram acesso às estruturas operacionais que estavam submersas pelo Rio Taquari e puderam atuar na checagem de equipamentos e realizar as manutenções necessárias, e agora aguardam pelo gerador para conseguir recuperar totalmente o funcionamento. Além disso, dois helicópteros de Porto Alegre trouxeram profissionais para atuar na manutenção em todas as cidades do Vale.

“Nosso trabalho vai ser durante toda a madrugada para ligar 100% da capacidade de tratamento de água e do sistema de Lajeado, para que amanhã ele inicie a operação de abastecimento para todos”, explica Rodrigo Lacerda, diretor-executivo da Corsan. Em entrevista à Rádio Independente, ele também falou sobre as condições de outros municípios da região.

Em Cruzeiro do Sul, a expectativa é de que o abastecimento retorne neste domingo (5), dependendo das condições de rede e ligações, que podem ter sido levadas pela água. Em Marques de Souza, as manutenções necessárias estão sendo feitas nos poços para garantir que a água esteja dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. “A retamada dos poços requer não só a manutenção da infraestrutura, mas também adequações na qualidade da água”, esclarece Lacerda.

Já em Arroio do Meio, os cinco poços estão em funcionamento, mas a estação de tratamento segue parada por conta do nível do rio, que ainda não permite a manutenção. A Corsan espera conseguir fazer a manutenção das bombas também neste domingo, para que ao longo do dia a agua esteja disponível.

Ainda durante a entrevista, Lacerda afirmou que o momento exige consumo consciente por parte da população, que deve evitar o uso da água para lavagens de casas, carros e ruas, priorizando o atendimento das necessidades básicas.

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui