Abrigo para animais no Parque do Imigrante, em Lajeado, tem infraestrutura de um petshop, destaca coordenadora

“Essa infraestrutura foi totalmente trazida por pessoas parceiras e doações, desde paletes, as rações, os medicamentos, as coleiras”, diz Luciane Rodrigues, orgulhosa


0
Foto: Elisangela Favaretto

A carioca Luciane Rodrigues é estrategista em Diversão e Inclusão. Está no Vale do Taquari há 13 anos, e atualmente reside em Lajeado, onde integra a Rede de Apoio Psicossocial (Rap).

Com as enchentes de maio, ela prontamente se voluntariou para ajudar. E ao perceber a necessidade, se engajou na organização de um espaço para pets no Parque do Imigrante, que serve como abrigo público para pessoas e animais vítimas da cheia do Rio Taquari.

“Esse projeto iniciou de uma maneira bem genuína”, conta ela. “Chamamos algumas empresas e pessoas que têm paletes e nos ajudaram nesse empreendimento”, localizado no último pavilhão do parque, uma área relativamente grande para comportar os pets.

Em seu momento mais “superpovoado”, o abrigo chegou a ter 150 cachorros, 20 gatos, dois patos e uma égua. Agora, são 50 cães (cinco destes disponíveis para adoção) e oito gatos, além dos patos e da égua, que está prenha. Em 15 dias, foram intermediadas 25 doações.

O espaço se destaca pela organização, pois há separação por baias, seguindo critérios como famílias tutoras e aqueles que são para adoção, após serem resgatados da enchente.

Luciane Rodrigues (Foto: Tiago Silva)

“Essa infraestrutura foi totalmente trazida por pessoas parceiras e doações, desde paletes, as rações, os medicamentos, as coleiras. Hoje, a gente tem uma infraestrutura para oferecer a esses animais igual a de um petshop completo. É lindo de ver a mobilização”, diz ela, orgulhosa.

A participação e solidariedade da comunidade tem sido incrível. Foi tanta ração doada que a organização do abrigo está doando parte para cidades vizinhas, que também precisam, como Roca Sales, Muçum e Encantado.

Luciane fica como coordenadora do abrigo até domingo, quando vai passar a guarda para um outro voluntário, que continuará o projeto por pelo menos mais duas semanas. Mas a carioca continuará engajada na causa, garante.

Confira um pouco do trabalho neste vídeo da Prefeitura de Lajeado, publicado em 15 de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui