Agência da ONU demite funcionários supostamente envolvidos no ataque de 7 de outubro contra Israel

Autoridades israelenses denunciaram diversos funcionários da UNRWA


0
Foto: Divulgação

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) anunciou, nesta sexta-feira (26), que demitiu “vários” funcionários acusados por Israel de estarem envolvidos na incursão mortal lançada em 7 de outubro por comandos islamistas no sul de Israel. “As autoridades israelenses comunicaram à UNRWA informações sobre o envolvimento de vários dos seus funcionários” naquela operação de comando, disse o chefe da agência da ONU, Philippe Lazzarini, em comunicado.

“Decidi rescindir os contratos destes funcionários com efeito imediato e iniciar uma investigação para apurar a verdade sem demora”, acrescentou. “Qualquer funcionário que tenha estado envolvido em atos de terrorismo terá de prestar contas, inclusive mediante ações legais”, acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram, por sua vez, a suspensão do financiamento à UNRWA, “enquanto examinam essas acusações, e as medidas que as Nações Unidas tomam para enfrentá-las”. O Departamento de Estado dos EUA disse estar “extremamente preocupado” com as suspeitas em relação à agência.

A UNRWA reiterou sua “condenação nos termos mais fortes” dos ataques de 7 de outubro e pediu a libertação “imediata e sem condições” dos reféns detidos em Gaza. A agência ressaltou que “mais de 2 milhões de pessoas em Gaza dependem da ajuda vital que a agência forneceu desde que a guerra começou”. Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui