A luta por mais respeito às mulheres no ambiente universitário ganhou uma nova mobilização. Alunas de engenharia Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) se uniram para reagir contra o machismo e preconceito que vivenciam na instituição. Elas gravaram um vídeo dublando a música Survivor (Sobrevivente, em português), do grupo Destiny’s Child, na versão de Clarice Falcão.

O vídeo faz parte de uma das atividades do IntegraPoli, evento de integração organizado por veteranos da Poli para recepcionar calouros que iniciam o curso de engenharia.

As alunas pintaram seus corpos de preto e amarelo – as cores da Poli – com mensagens como “preta”, “mal amada”, “cara de empregada”e “mulher não bebe” – termos e frases que elas já ouviram diversas vezes na universidade. No clipe de Clarice, diversas mulheres se pintam com batom vermelho em um manifesto de liberdade das mulheres, e o clipe das alunas da Poli também é sobre isso.

O vídeo também informa os espectadores que, nos últimos cinco anos, a representatividade feminina entre os ingressantes da faculdade foi de apenas 27%. Organizado por seis estudantes e com a participação de mais de 50 alunas da Poli, a ideia do vídeo partiu de Nathalia Sadocco, 23 anos, estudante do quinto ano do curso de engenharia de produção.

Fonte: claudia.abril.com.br

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui