Amigos do Vale define no início da próxima semana a destinação dos valores arrecadados e que seriam usados na reconstrução da ponte de ferro

Um dos líderes do movimento explicou porque houve a suspensão das doações e a mudança de planos para investimento do recurso


0
Gustavo Bozetti (Foto: Gilson Lussani)

O Movimento Amigos do Vale, criado início de maio com o objetivo de reconstruir a ponte de ferro sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, anunciou nesta sexta-feira (7) a suspensão da captação de novas doações para a campanha Juntos pela Ponte. A intenção era recuperar a estrutura destruída parcialmente no dia 2 de maio pela força das águas durante o período de chuvas intensas na região. Um dos líderes do Movimento Amigos do Vale, Gustavo Bozetti, concedeu entrevista ao programa Redação no Ar e explicou que a proposta era inspirada no que havia sido feito em Nova Roma do Sul, onde um grupo reconstruiu a ponte sobre o Rio das Antas.

“A nossa ideia inicial era fazer 100% da ponte com recurso privado, com dinheiro de empresários, de doação, de vaquinha, de venda de camiseta, de rifa, de faca, tinha um monte de ideias”, lembrou Bozetti. A ponte seria permanente, de mão dupla (ao contrário da antiga que era de mão única), que comportasse também o tráfego de ônibus e caminhões e utilizando a estrutura que sobrou. A previsão de entrega da obra era de 100 dias.

Como outras iniciativas foram tomadas, inclusive com recursos públicos para a construção de um nova ponte, que pode ser feita ao lado da estrutura anterior, o grupo optou em direcionar os valores arrecadados através de 1.580 doações, cerca de R$ 1,7 milhão, para outra finalidade. O dinheiro não será devolvido aos doadores, pois seria muito trabalhoso fazer o Pix para reencaminhar a quantia para cada pessoa que colaborou.

No início da próxima semana, o Movimento Amigos do Vale, grupo composto por mais de 40 pessoas, irá definir qual a destinação do recurso. “Nós vamos fazer esse recurso chegar em uma necessidade tão nobre quanto”, considerou Bozetti. A definição será feita através do Rotary Clube, que faz a gestão financeira deste recurso.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui