Javier Milei completou nesta segunda-feira (18) cem dias na presidência da Argentina. Nesse período, ele usou as redes sociais de forma frenética e tornou o clima político e social do país mais tenso ao tentar fazer um ajuste fiscal com cortes de despesas. O principal lema dos cem primeiros dias foi “no hay plata” ou não há dinheiro.
O plano de Milei para desregulamentar a economia argentina iria ser concretizado por duas leis: Um “decretaço”, uma espécie de medida provisória, que revoga ou modifica mais de 300 normas da administração pública argentina. E um projeto de lei batizado de lei “ómnibus”, que em sua versão original continha mais de 600 artigos. Os dois projetos sofreram derrotas no Congresso, onde o partido de Milei é minoria. A lei “ómnibus” foi retirada de pauta na Câmara dos Deputados, e o megadecreto foi rejeitado no Senado.
Apesar dos problemas, Milei mantém boa popularidade: uma pesquisa da Opina Argentina apontou que ele tem imagem positiva para 52% dos entrevistados; o índice está estável desde o início do mandato, em dezembro.
Fonte: G1