Apesar de inflação e pobreza na Argentina, Milei segue com aprovação popular após 100 dias de governo

O principal lema nesse período foi "no hay plata" ou não há dinheiro


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Foto: Reprodução

Javier Milei completou nesta segunda-feira (18) cem dias na presidência da Argentina. Nesse período, ele usou as redes sociais de forma frenética e tornou o clima político e social do país mais tenso ao tentar fazer um ajuste fiscal com cortes de despesas. O principal lema dos cem primeiros dias foi “no hay plata” ou não há dinheiro.

O plano de Milei para desregulamentar a economia argentina iria ser concretizado por duas leis: Um “decretaço”, uma espécie de medida provisória, que revoga ou modifica mais de 300 normas da administração pública argentina. E um projeto de lei batizado de lei “ómnibus”, que em sua versão original continha mais de 600 artigos. Os dois projetos sofreram derrotas no Congresso, onde o partido de Milei é minoria. A lei “ómnibus” foi retirada de pauta na Câmara dos Deputados, e o megadecreto foi rejeitado no Senado.

Apesar dos problemas, Milei mantém boa popularidade: uma pesquisa da Opina Argentina apontou que ele tem imagem positiva para 52% dos entrevistados; o índice está estável desde o início do mandato, em dezembro.

Fonte: G1

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