Após acordo, VRS-482 é liberada em Arroio do Meio

Moradores bloquearam a via até as 14h desta terça-feira (21). Obras devem ser retomadas após o Carnaval.


0
Moradores fecharam a rua em três pontos da VRS-482. (Fotos: Nícolas Horn)

Moradores fecharam a rua em três pontos da VRS-482. (Fotos: Nícolas Horn)A VRS-482 esteve bloqueada para o trânsito de veículos entre as 7h30 e 14h desta terça-feira (21), na localidade de Arroio Grande, em Arroio do Meio. Os moradores da estrada geral de Dona Rita fecharam a via porque a empreiteira Giovanella interrompeu o serviço e retirou as máquinas na segunda-feira (20). A liberação ocorreu após a garantia da retomada dos trabalhos após o feriado de Carnaval.

Utilizando placas de sinalização da obra, faixas e cavaletes, a liberação só era feita em casos pontuais. O manifesto foi pacífico e teve o acompanhamento da Brigada Militar. Décio Haas vive na localidade há 22 anos e conta que luta há, pelo menos, 18 pelo asfaltamento. “Estamos lutado por esse asfalto há 18 anos e nós sempre comendo poeira”, afirma.

A principal reclamação dos moradores é a poeira. “É dia e noite a poeira. É muito movimento de caminhões, não tem folga. Agora a rua está boa e eles passam a 80km/h. Depende do vento vai direto nas casas, tem gente que nem pode abrir a parte da frente das casas”, relata Haas.

Única máquina que restou foi exposta na rodovia.

Encontro reuniu Daer, prefeitura e empreiteira

Na manhã desta terça-feira (21) prefeitura de Arroio do Meio, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e empresa Giovanella reuniram-se para discutir a situação. Conforme o prefeito Klaus Schnack, a interrupção foi um desentendimento entre a fiscalização da obra feita pelo Daer e a equipe técnica da empreiteira.

“Ajustamos algumas questões e esta semana serão feitos vistorias para ver as possibilidades para que, a partir disso, possamos ter um cronograma para retomada da obra”, diz o chefe do executivo.

A expectativa é que os pontos em desacordo sejam vitoriados nesta semana. Nesta quarta-feira (22) serão feitos testes na capa asfáltica. Somente após estas reavaliações que os trabalhos serão retomados.

O vereador José Élton Lorscheiter (PP), conhecido como Pantera, também participou do encontro. O legislador também é morador da localidade de Dona Rita percebeu um desentendimento entre o Daer e a empresa.

“Sentimos um clima muito pesado entre a Giovanella e o Daer. A comunidade está esperando essa obra há quase 20 anos e a comunidade não pode perder essa obra. Através do diálogo acredito que chegamos em um ponto comum”, comenta o parlamentar.

Bloqueios foram feitos na altura da Lancheiria Dona Rita, junto a empresa Plano Concreta e o no acesso à Rua Dom Pedro II.

Bloqueios foram feitos na altura da Lancheiria Dona Rita, junto a empresa Plano Concreta e o no acesso à Rua Dom Pedro II.O vereador informou no início da tarde que a liberação ocorreu após Daer e Giovanella garantirem a retomada das obras na quarta-feira (1º) da semana que vem, após o feriado de Carnaval. Por tratar-se de uma rodovia estadual, a competência de fiscalização é do governo do Rio Grande do Sul.

Mesmo assim, o prefeito destacou a importância da conclusão dos trabalhos. “Nós temos o compromisso de acompanhar essa obra para que ela avance dentro do que ela tem programado, que é a conclusão desse trecho que teve trabalhos em 3,2 km até o momento”, acrescenta.

Quase duas décadas de espera

A pavimentação de 16,5 quilômetros da VRS-482 foi licitada em 1998. A Beter, empresa vencedora do certame, nem chegou a iniciar o serviço e decretou falência. Em 2014, 30% da obra, equivalente a cinco quilômetros, foi entregue a Construtora Giovanella. NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui