Arroio do Meio decreta situação de emergência por causa do temporal de Sexta-feira Santa; cerca de 80 casas foram danificadas

O decreto é uma forma de o município agilizar a liberação de recursos para a recomposição das perdas


0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Arroio do Meio decretou situação de emergência nesta segunda-feira (1º), contado desde sexta passada, em função dos estragos ocasionados pelo temporal da Sexta-feira Santa (29). Casas, prédios, pavilhões de empresas, CTGs e escolas, entre outros, sofreram danos em telhados e coberturas. Árvores caíram e plantações também foram perdidas.

O decreto é uma forma de o município agilizar a liberação de recursos para a recomposição das perdas. Agora, as informações serão analisadas pelo Governo do Estado, que precisa reconhecer o instrumento jurídico antes de destinar verbas para a reparação.

O secretário da Fazenda, Valdecir Crecêncio, ressalta que esse trâmite é uma via mais rápida para que Arroio do Meio tenha acesso a recursos para fazer frente aos desafios impostos por mais um temporal. O município já tinha sofrido com o temporal de 16 de janeiro.

“Na sexta-feira (29), por volta das 15h45, fomos atingidos por mais um evento climático, um temporal com granizo, fortes ventos e muita chuva, que acabou afetando as áreas de Forqueta Baixa, Barra do Forqueta, Medianeira, Tiradentes, Navegantes e Picada Arroio do Meio, gerando novamente vários danos, muitos prejuízos para a nossa cidade”, explica.

A extensão dos danos ainda está sendo apurada pela prefeitura. “Estamos fazendo levantamentos e já é computado cerca de 80 casas com danos variados em todos os bairros, empresas (três pavilhões de empresas), prédios residenciais que tiveram a sua cobertura arrancada”, detalha. “Na agricultura, muitas lavouras de milho em adiantado processo, indo para finalização, foram destruídas, o que impede a colheita agora”, continua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui