Arroio do Meio realiza Copa Gaúcha de Jiu-Jítsu com o intuito de estimular a inclusão social

Evento será realizado no dia 20 de agosto, a partir das 9h, no Ginásio Pa-Rural, no Bairro São Caetano


0
Foto: Divulgação

No dia 20 de agosto, Arroio do Meio vai sediar a Copa Gaúcha de Jiu-Jítsu. O evento será realizado no Ginásio Pa-Rural, no Bairro São Caetano, a partir das 9h. As inscrições vão até o dia 10 de agosto. 215 atletas já confirmaram presença.

“Os portões serão abertos às 8h30 para que os atletas possam chegar, fazer o check-in, ver o peso e os kimonos. É um campeonato voltado para as crianças na parte da manhã e que também promove a inclusão social, pois as crianças autistas farão a abertura do campeonato. Depois terá a categoria das crianças meninas e dos meninos. De tarde teremos lutas profissionais com atletas de alto nível do Estado”, relata o professor e organizador, Eduardo Friedrich.

O professor, que é autista, já foi treze vezes campeão gaúcho em duas categorias diferentes e duas vezes campeão Sul-Brasileiro. Friedrich tem uma academia em Arroio do Meio, onde atende crianças com necessidades especiais. “Temos seis crianças com autismo matriculadas na escola. Ao todo, são 115 alunos matriculados e 90 são crianças que frequentam a partir de um ano de idade. É um trabalho diferenciado que realizamos, pois não adianta ter só os cursos ou formação para isso; é necessário ter sensibilidade, tanto para trabalhar com crianças tão pequenas, quanto para crianças com necessidades especiais. Nós buscamos qualificação e atendemos a todos de forma humanitária”, relatou.

Professor e organizador, Eduardo Friedrich (Fotos: Divulgação)

O professor também acrescenta que o jiu-jítsu é uma filosofia de vida, que vai muito além de uma arte marcial. “Eu não conseguia falar com as pessoas e o jiu-jítsu me trouxe essa autoconfiança que eu tenho hoje. Ele te faz perceber outros valores, pois nem sempre a técnica vai te salvar em algumas situações, mas sim a maneira como você vai conduzir. Te ajuda a ter a mente preparada para aquela situação, seja em casa ou no trabalho. É uma ferramenta para tornar as pessoas melhores”, complementou.

O evento é aberto para toda a comunidade. Haverá a cobrança de R$ 10,00 na entrada ou poderá ser feita a doação de um quilo de de alimento não perecível, que será destinado para famílias carentes. Além disso, terá brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, estacionamento fechado e campo de futebol, vôlei, pracinha e almoço no local.

Escola atende crianças (Foto: Divulgação)

Campanha do Brinquedo

Em setembro inicia mais uma campanha do Brinquedo Gigante. Eles podem ser doados até novembro. A entrega será realizada no Natal. A ação quer que as crianças aprendam a exercitar a importância da doação.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui