Às vésperas das eleições gerais, Índia se prepara para ser superpotência global

O que chama atenção é que o país era um dos mais pobres do mundo em 1947, quando obteve independência


0
Foto: Wikimedia

Na próxima sexta-feira (19), a Índia inicia sua gigantesca eleição geral. Ela dura seis semanas, e 969 milhões de pessoas estão aptas a votar. O primeiro-ministro, Narendra Modi busca um terceiro mandato no poder.

A Índia é um dos poucos países do mundo a possuir armas nucleares e a pousar uma sonda na Lua. Desde sua última eleição geral em 2019, tornou-se a nação mais populosa do mundo, e ultrapassou o Reino Unido como a quinta maior economia global. Muitos especialistas estão prevendo que a Índia se tornará a próxima superpotência global, mas sua ascensão tem sido recebida com uma mistura de otimismo e cautela.

De acordo com várias instituições financeiras, incluindo o banco de investimento norte-americano Morgan Stanley, a Índia está a caminho de ultrapassar a Alemanha e o Japão para se tornar a terceira maior economia até 2027. O que chama atenção é que a Índia era um dos países mais pobres do mundo em 1947, quando obteve independência.

A Índia é a décima maior nação exportadora do mundo. Seus principais produtos são óleo refinado, diamantes e medicamentos embalados.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui