Associação de Lajeado que abriga pacientes em tratamento de câncer mudará de endereço após enchente

AAPOT precisa de doações e por isso uma vaquinha online foi criada; saiba como ajudar


0
Equipe da Aapot (Foto: Gabriela Hautrive)

A Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT) de Lajeado foi atingida pela enchente do Rio Taquari pela primeira vez na sua história. A casa está situada há seis anos na Rua Santos Filho, 338, no Centro, mas a partir da metade da próxima semana, estará atuando na Rua Leopoldo Sulzbach, número 19, no Bairro Americano.

O local que fornece refeições, hospedagem, medicamentos, suplementos e cestas básicas, já atendeu cerca de 4 mil pacientes em tratamento de câncer, transplantados e os que realizam hemodiálise. Agora eles precisam de ajuda para recuperar o que foi perdido.

As doações podem ser feitas através de uma campanha criada no site Vakinha Online, com o nome “Ajude-nos a Reconstruir após Enchente em Lajeado”. Em setembro do ano passado, a água pegou no porão da casa, mas dessa vez tomou conta do espaço, como explica a assistente social, Ana Paula Wolf. “Nossa casa foi atingida de uma forma que a gente nunca havia imaginado, chegou até o teto a água, e acabamos perdendo a maioria dos nossos móveis e alguns eletrodomésticos também”.

A Aapot está situada em Lajeado, mas é referência para todo o Vale do Taquari. “Estamos tendo uma procura muito grande, nossos atendimentos estão voltados muito a municípios, cidades como Progresso, Marques de Souza, estão nos procurando, porque as pessoas fazem o tratamento aqui no hospital (Bruno Born) e para fácil acesso seria interessante que a casa tivesse aberta”.

Com a mudança de endereço, a casa ficará mais longe do hospital, mas a assistente social explica que alternativas já estão sendo pensadas para isso. “Nosso interesse é conversar com as prefeituras para ver a possibilidade para eles levarem os pacientes até a casa, caso não seja possível, vamos providenciar algum jeito de levar, porque queremos fazer um atendimento de qualidade”, relata.

Local foi atingido pela enchente pela primeira vez neste mês de maio (Foto: Gabriela Hautrive)

Equipe da Aapot e novo endereço

Atualmente a casa conta com sete colaboradores; uma assistente social; uma secretaria; um coordenador; uma cozinheira; uma faxineira e dois motoboys. O
Novo endereço da casa será na Rua Leopoldo Sulzbach, número 19, no Bairro Americano, em Lajeado. A previsão é de que na quarta-feira (22) o local volte com os atendimentos.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui