Associação Marines promove evento “Dia da Mulher na Comunidade”

ONG espera cerca de 150 mulheres para divulgar atividades e buscar novas voluntárias


0
Júlia Graciela da Silva e Angélica Silveira (Foto: Gilson Lussani)

A Associação Marines promove neste sábado (9) o evento “Dia da Mulher na Comunidade”. Cerca de 150 mulheres devem participar das atividades voltadas aos cuidados com a saúde, à inserção no mercado de trabalho e busca de novas voluntárias, entre outras. A presidente da ONG, Angélica Silveira, e a voluntária, Júlia Graciela da Silva, concederam entrevista ao programa Panorama desta terça-feira (5) e falaram das ações desenvolvidas e do evento programado para o fim de semana.

Desde 2016, a entidade atua com três projetos desenvolvidos para mulheres dos bairros Santo Antônio, Conservas, Morro 25, Jardim do Cedro e Nações. O primeiro tem o cunho social e se chama “Move mães”. É direcionado a mulheres grávidas e que tenham crianças com até 12 anos. É oferecido auxílio através de assistente social, psicóloga, alimentação e produtos de higiene.

Outra proposta é o “Debut Social”, que proporciona a meninas de 14 e 15 anos a preparação para o mercado de trabalho e incentiva a continuidade dos estudos. Já o projeto “Capacete Rosa”, é direcionado a mulheres de 18 a 45 anos e as capacita para o serviço na construção civil. A formação tem a duração de nove meses.

Angélica Silveira (Foto: Gilson Lussani)

Angélica Silveira relatou que muitas das participantes já foram inseridas no mercado de trabalho. Destacou que, recentemente, o Hospital Bruno Born abriu vagas para pedreiro e servente, e a divulgação era feita com um banner contendo uma tarja cor de rosa, salientando a possibilidade da contratação de mulheres. “Isso modifica um cenário e a gente está fazendo parte dessa história”, comemorou.

Júlia Graciela da Silva (Foto: Gilson Lussani)

Júlia Graciela da Silva lembrou que mora no bairro Santo Antônio há 34 anos e um dos desafios é mudar a impressão que as pessoas tem dos moradores locais. Ela trabalha com limpeza e afirmou que quando começou precisava dizer que residia em outro bairro, pelo preconceito que havia. Hoje a realidade já é um pouco diferente, segundo a voluntária. “Eu tenho orgulho de morar na Santo Antônio. Tenho uma equipe de limpeza e pego só meninas do bairro para trabalhar”, ressaltou.

O evento “Dia da Mulher na Comunidade” será realizado neste sábado, das 15h às 18h. Será no ginásio do Bairro Santo Antônio e tem entrada franca. São esperadas cerca de 150 mulheres. Haverá o cadastro de novas integrantes para a ONG, inserção de novas mulheres nos programas disponibilizados, testes rápidos de saúde, palestra com médico, brinquedos, lanches, brindes e artista plástica.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui