Associados do Sincovat aprovam contas de 2023 e participam de palestra sobre integração de NFC-e e meios de pagamento

Evento contou ainda com a apresentação da nova identidade visual, um dos marcos dos 50 anos


0
Foto: divulgação

Reunidos na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), os associados aprovaram a prestação de contas de 2023 da entidade. A assembleia ocorreu na quinta-feira (28), na sede da entidade, sob a coordenação do presidente Luciano Müller e explanação dos números a cargo do contador Dani José Petry.

Entre os dados compartilhados, destaque para o investimento na reforma do sindicato, a qual prossegue neste ano, e o auxílio financeiro que foi dado para a comunidade regional após as enchentes de setembro e novembro.

A programação teve ainda uma palestra com o auditor-fiscal e delegado da 13ª Delegacia Regional da Receita Estadual (DRE) Lajeado, Marcelo Pozza Schmitz, que abordou a integração entre Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e os meios de pagamento. A 13ª DRE tem sede em Lajeado, abrange 42 municípios e cerca de 415 mil habitantes, tendo uma equipe de oito auditores-fiscais, 15 técnicos tributários e quatro assistentes administrativos.

Após contextualizar a atuação e os avanços tecnológicos que acompanham as rotinas de trabalho do órgão público estadual, Pozza explicou que as novas regras da NFC-e estão previstas no Decreto 56.670/2022 e têm o objetivo de incentivar a simplificação das operações e a conformidade tributária.

Em vigor desde o dia 1º de janeiro deste ano, é obrigatório que a NFC-e seja emitida de forma integrada e automática quando utilizados meios de pagamento eletrônico (cartões de débito e crédito e Pix, entre outros) e a venda for presencial. Isso significa que os dois documentos – o comprovante de pagamento e a nota – devem ser gerados pelo mesmo equipamento.

Pozza observou as operações já feitas no varejo para identificar irregularidades e a estratégia de enviar alertas para as empresas que não estão em conformidade. Ao valorizar os profissionais de contabilidade como parceiros na orientação aos clientes, o delegado salientou que a iniciativa deve ser do empresário, no sentido de contratar o serviço de suporte dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) na estruturação das novas exigências.

Sincovat 50 anos

Em maio o Sincovat completa 50 anos. E entre as ações que marcam o ano comemorativo está a nova identidade visual (ID) do sindicato, a qual foi apresentada em primeira mão por Gian Bazzo para os associados presentes no evento. Desenvolvido pela agência Dois e Meio, o trabalho levou em conta os conceitos que representam a entidade, que são a união, força e conexão. Em sua versão, a nova ID transmite modernidade, continuidade e proximidade. A agência também já lançou o selo dos 50 anos, o qual vai acompanhar todas as publicações e referências do Sincovat no seu cinquentenário. A celebração do aniversário também contempla um jantar no dia 4 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui