Atleta de Lajeado prepara-se para correr 24h sem parar em ultramaratona

Gilberto Ferreira vai encarar o desafio em Toledo, no Paraná, no dia 24 de abril


0

O fundista lajeadense Gilberto Ferreira prepara-se para o maior desafio em sua trajetória de atleta: a Corrida 24 Horas Torao Takada, prova que será disputada na cidade de Toledo, no Paraná, no dia 20 de abril. O desafio dos participantes da ultramaratona, que vai para sua 11ª edição em 2024, é correr durante as 24 horas, ininterruptamente. Quem fizer a maior quilometragem durante o período vence a competição.

O barbeiro de 50 anos, natural de Boa Vista do Buricá, mas radicado em Lajeado há 30 anos, vem intensificando os treinamentos para fazer bonito no Paraná. “A preparação é puxada. É bastante rodagem no dia a dia. Não é qualquer coisa”, comenta o barbeiro, que ingressou no fundismo após abandonar o futebol amador, há seis anos atrás.

Ferreira revela que sua rotina é intensa pois precisa conciliar a preparação física com o trabalho na barbearia. Para o atleta, foco e determinação são as chaves para o sucesso. “Tem que ter foco e determinação para fazer o que eu faço. Venho para a barbearia e trabalho durante o dia. No fim da tarde, começo meu treinamento. Faço academia duas vezes por semana e corro cerca de 130 a 140 quilômetros por semana. Também tenho o acompanhamento de uma nutricionista, que cuida da minha dieta que é balanceada.”

O atleta destaca que além da parte física, a preparação psicológica para a ultramaratona é fundamental. “É muito importante. Costumo dizer que 60% é físico e 40% é psicológico. Correr 3h ou 4h, tudo bem. Passando disso, começa a pesar o psicológico, então é preciso estar bem estruturado, com o apoio de uma equipe do lado de fora para este tipo de prova, porque sozinho você não consegue fazer”, pondera.

Antes do grande desafio em Toledo, Gilberto Ferreira vai disputar a Travessia Tramandaí-Torres, a TTT 2024, no dia 27 de janeiro, no litoral gaúcho. “São 85 quilômetros de corrida, entre Torres e Tramandaí. Já venho me preparando desde o ano passado para esta prova.”

Gilberto Ferreira conta com o apoio da Ômega Construtora de Lajeado, porém, frisa que está aberto a novas parcerias. O canal de contato com o atleta é a sua página no Instagram, no endereço @gilbertoferreiraa73.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui