Aumento no ICMS do estado faz com que alimentos fiquem mais caros a partir de abril

Ovos, banana e tomate são os produtos que mais sofrem aumento, de acordo com a economista Cintia Agostini


0
Cintia Agostini (Foto: Fernanda Kochhann)

Na próxima semana, o aumento no valor de produtos que compõem a cesta básica deve afetar a vida dos gaúchos. A mudança foi decretada pelo governador Eduardo Leite ainda no ano passado, através do acréscimo na alíquota do ICMS, que retira concessões e benefícios de alguns alimentos.

Durante o quadro Direto ao Ponto desta terça-feira (26), a economista Cintia Agostini falou que entre os itens mais afetados estão ovos, leite, pão, carne, frutas e verduras, itens básicos da alimentação. De acordo com ela, as mudanças afetam principalmente pessoas de baixa renda, já que ⅓ do salário é destinado à compra de alimentos. “O governo faz alguns estudos dizendo que essa alteração impacta lá no final muito pouco na vida das pessoas, só que a gente sabe que não é assim, porque boa parte da nossa renda vai para consumir alimentos”, avaliou.

Os valores devem subir a partir de 1° de abril, aumentando em 13% o preço de alimentos como ovos, banana e tomate, produtos mais afetados pela mudança.

Para minimizar o impacto, o governo utiliza o programa Devolve RS, que retorna parte dos recursos para famílias cadastradas no CadÚnico. Apesar disso, Cintia considera que o aumento continuará implicando na rotina da população. “Isso não chega em todos os lugares, em todas as pessoas, e o limite da baixa renda é muito tênue entre quem ganha pouco e quem efetivamente tem baixa renda. Nessas condições o impacto na vida das pessoas vai ser muito grande.”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui