Austrália vai permitir que trabalhadores ignorem ligações e mensagens de chefes após expediente

Lei pode aplicar multas a empregadores que violarem regra


0
Foto: Reprodução/Segredos do Mundo

A Austrália irá introduzir leis que dão aos trabalhadores o direito de ignorar chamadas e mensagens injustificadas dos seus chefes fora do horário de trabalho sem penalização, com potenciais multas para os empregadores que violarem a regra.

O “direito à desconexão” faz parte de uma série de alterações às leis de relações laborais propostas pelo governo federal em um projeto de lei parlamentar, que visa proteger os direitos dos trabalhadores e ajudaria a restaurar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Leis semelhantes que dão aos funcionários o direito de desligar os seus dispositivos já estão em vigor em França, Espanha e outros países da União Europeia. A maioria dos senadores já declarou apoio à legislação, disse o ministro do Trabalho, Tony Burke, do Partido Trabalhista, em comunicado na quarta-feira (7).

A disposição impede que os funcionários façam horas extras não remuneradas por meio do direito de se desconectarem de contatos não razoáveis ​​fora do expediente, disse Burke. O projeto deverá ser apresentado ao parlamento ainda esta semana.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui