Black Friday: consumidores devem ter cuidados para evitar golpes

A data oficial da Black Friday é nessa sexta-feira


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Apesar de o comércio investir no mês de novembro inteiro para atrair clientes com descontos. A Black Friday 2023 está marcada para esta sexta-feira (24). Alguns se adiantaram e já fizeram suas compras, mas para aqueles que esperaram pela data oficial do calendário do varejo vale a pena se prevenir. Especialistas enumeram dicas de como evitar golpes e fazer boas compras.

Segundo o economista da Câmara dos Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Oscar Franck, a Black Friday é uma oportunidade do consumidor realizar boas compras, mas é importante ter alguns cuidados para se ter ganhos com decisões acertadas nessa época. “É importante que o consumidor defina limite orçamentário e faça uma lista de itens necessários”, completa. Dessa forma, evitará as compras por impulsos e se esquiva de dívidas.

Numa pesquisa no Google Trends (plataforma de busca de interesse no Google), a intenção de busca até esta terça-feira, 21 de novembro, pelo termo “Black Friday” e suas variantes está em alta, no Rio Grande do Sul. Além disso, destacam-se procuras por informações de iphone, ar-condicionado, air fryer e notebook. “Isso não significa que toda a intenção de busca de informações vire uma compra nem que seja adquirida no varejo gaúcho. No entanto, podemos observar que a intenção de busca cresceu em relação ao mesmo período de 2022”, explica Frank.

O professor da Escola de Negócios da Fadergs Jorge Ussan alerta que é preciso estar atento ao preço final da compra, observando juros, frete ou outras taxas. Além disso, utilizar cartões digitais, evitar redes wifi e navegar em aba anônima também diminuem riscos de cair em golpes, ter dados roubados ou fazer compras com falsos descontos. “O cartão virtual pode ser emitido para operações únicas, o que evita clonagens feitas a partir da prática de phishing, facilitada pelo uso de redes wifi públicas ou abertas, que são mais vulneráveis. Já a utilização da aba anônima evita que o algoritmo mostre o produto a todo momento e com ofertas irreais”, explica Adalto Selau Sparremberger, professor dos cursos de Tecnologia da Fadergs.

“Nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores. Para dar credibilidade a um produto que está sendo vendido, golpistas usam sites de vendedores de depoimentos e usam bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Como surgiu a Black Friday

A Black Friday é um evento comercial no qual lojas virtuais e físicas oferecem grandes descontos em produtos ou serviços. Acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro – em 2023, dia 24. Porém, promoções podem ser encontradas durante todo o mês, ao longo do Black November, sendo intensificadas na última semana de novembro, a Black Week, e prolongadas para o fim de semana logo após a Black Friday, a Black Weekend.

No Brasil a Black Friday surgiu em 2010, importando a ideia dos Estados Unidos, onde a temporada de superdescontos existe oficialmente desde os anos 1980.

Dicas impostantes:

– Não compre por impulso;

– Faça uma lista dos produtos que realmente precisa;

– Acompanhe os preços dos produtos previamente, para ter certeza de que o desconto não é artificial;

– Cuidado com parcelamentos muito longos, pois é preciso saber exatamente qual o comprometimento da renda antes de aderir a parcelamentos;

– Considere os gastos que o produto adquirido pode trazer após a compra;

– Aproveite para fazer estoques de produtos muito utilizados em (fralda, leite, bebidas etc.)

Para evitar golpes:

– Defina seu limite orçamentário

– Procure avaliações sobre a loja, com informações sobre prazo de entrega, pós-venda, atendimento, embalagem etc

– Veja o que as lojas oferecem de serviço: frete, trocas etc

– Pesquisar o histórico de preços dos itens desejados;

– Evitar compras por impulso que gerem endividamento;

– Preferir loja física ou retirar o produto presencialmente, sem frete;

– Consultar a reputação do vendedor;

– Verificar a URL do site (deve iniciar com https);

– Priorizar cartão digital de operação única;

– Conferir o titular da conta em pagamento via PIX;

– Evitar redes wifi públicas ou compartilhadas;

– Navegar na web em abas anônimas.

– Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações

– Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários

– Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções

– Sempre cheque as políticas de troca e devoluções das lojas

Atenção nas redes sociais e com perfis falsos:

– Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes

– Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday

– Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas

Cuidados com o cartão

– Use o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente

– Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha

– Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.

Fique atento na hora de pagar com Pix e boletos:

– Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência

– Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída

Cuidados com links:

– Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas

– Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link

– Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.

Fontes: Serasa, Fadergs, Febraban e CDL POA


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