Campeonato de Skate Downhill em Teutônia é finalizado nas quartas de final com protestos e sem premiações

Evento foi encerrado por decisão dos atletas. Participantes manifestaram falta de segurança e pouca luminosidade na pista. Premiações serão entregues em dinheiro


3
Após o anúncio de enceramento do evento se formou uma aglomeração de pessoas e discussões (Foto: Gabriela Hautrive)

O Campeonato de Skate Downhill, em Teutônia, que contou com 250 atletas de 18 países na ladeira mais rápida do mundo, na localidade de Linha Harmonia, foi finalizado nas quartas de final, com protestos e sem premiações. Foram quatro dias de evento, que começou na quinta-feira (17) e se estendeu até este domingo (20). Nas quartas de final da competição, por volta das 18h, foi anunciado nas caixas de som que o evento estava sendo finalizado.

Evento aconteceu na ladeira mais rápida do mundo, em Linha Harmonia, – Teutônia (Foto: Prefeitura de Teutônia / Divulgação)

Um pouco antes, seguranças precisaram conter uma briga entre o público que assistia a competição. A decisão teria sido tomada por atletas que estavam la parte de cima da ladeira. Eles alegaram falta de segurança e pouca luminosidade na pista. Além da briga, houve uma situação em que uma ambulância foi chamada para subir a ladeira enquanto dois atletas desciam, mas nenhum dano foi registrado. Os atletas que estavam na parte de baixo da ladeira, esperando o ônibus para seguirem a competição, alegaram não terem sido informados sobre a decisão. Após isso, se formou uma aglomeração de pessoas e discussões.

Na roda estavam atletas, representantes da Prefeitura de Teutônia, com presença do prefeito, Celso Aloísio Forneck e outros membros da organização. Entre as reclamações, alguns atletas falaram da alimentação e outras condições dadas aos participantes, além de pedirem o dinheiro da inscrição de volta. Diante da situação, e com protestos de algumas pessoas, não foi possível a realização da cerimônia de premiação. A Brigada Militar também compareceu no local.

Brigada Militar também marcou presença no local após o término da competição (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme um dos organizadores do evento, Paulo Martins, a solicitação para o encerramento do evento foi feita pela maioria dos atletas participantes: “A organização acatou o pedido de finalizar o evento antecipadamente, definindo as colocações para o pódio através das tomadas de tempo realizadas previamente a fase de eliminatórias, conforme previsto no regulamento do evento. Lastimamos que cerca de 20 ou 30 atletas tenham se negado a acatarem a decisão da maioria”, relata. Martins acrescentou que todos os participantes assinaram um documento que dava aval para a decisão: “Informando estarem de acordo com o regulamento, então realizaram protestos que impediram a realização do protocolo de premiação”.


OUÇA O ORGANIZADOR PAULO MARTINS

 


Premiações ainda serão entregues

O Secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Teutônia, Pablo Chrestani, que estava no local no momento das reclamações, disse que, assim como os demais presentes no evento, ele foi comunicado sobre a decisão dos atletas através das caixas de som: “Alguns atletas entraram em contato com nós e nos colocarmos a disposição de auxiliarmos, estamos em contato com o senhor Paulo para seguirmos com o regulamento e darmos as premiações”, relata. Paulo Martins disse que será feito “o pagamento da premiação para os primeiros colocados durante esta semana”, que a organização está contatando cada um para definir a maneira de como fazer o repasse.


OUÇA O SECRETÁRIO PABLO CHRESTANI


Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

3 Comentários

  1. Cheirinho de Política suja no ar ..Despreparo e Como disse o colega ae..Amadorismo com Requintes de Malandragem

  2. Este foi até o momento, o único evento que apresentou este tipo de contra-tempo. O evento merece todo crédito para 2023, pois trata-se de um grande espetáculo e incentivo ao esporte. Qualquer evento pode passar por algum tipo de problema, principalmente, um evento como este, que requer muita organização e empenho por parte de todos. Que isto seja sanado, e que o evento volte a acontecer, pois é único. Tem público fiel, e esportistas devotos. Parabéns Teutônia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui